(Foto: schoenstatt.org.br)

Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. (Rm 8,14)

Pe. Francisco José Lemes Gonçalves–Depois da grande Solenidade de Pentecostes, no qual Jesus junto do Pai nos envia o Espírito que nos fortalecera na missão de testemunhá-lo ao mundo, a Igreja celebra solenemente a Trindade Santa.

“Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”. (Mt 28, 18-20)

Quais as lições da Trindade para nós?!

Deus Uno e Trino forma família. Para valorizar esta realidade, Deus quis que seu Filho nascesse em uma família. Podemos dizer que a família é uma expressão desta realidade trinitária. Ali, o casal e filhos na vivência familiar, torna visível esse amor de entrega, essa mútua relação, esse crescimento que devera iluminar as realidades no âmbito familiar.

Nas comunidades a Trindade é modelo de unidade, mesmo na diversidade. Comunidades de vida religiosa, monástica, comunidades de vida. Nestes ambientes, o amor trinitário dá vida aos carismas, vida nos preceitos evangélicos de pobreza, obediência e castidade; estreita laços que os que estiverem de fora possam exclamar: “vejam como se amam”!

No mundo das relações de trabalho, esporte e outras situações nas quais estejamos juntos, a presença trinitária deveria ser norteadora; no respeito às opiniões, no cuidado com bens naturais e materiais, na solidariedade, não só em tempos de calamidade, mas em todo tempo, motivação para se trabalhar juntos, cada qual respeitando as capacidades de um e de outro. A Trindade é uma realidade possível que devera permear toda nossa atitude e sendo assim, realizaríamos o que diz as Escrituras: “renovar a face da terra”!

Vivência trinitária

Que nossos Santuários de Schoenstatt, Tabor da Mãe e Rainha sejam esses centros irradiadores de uma vivência trinitária, pois a Mãe de Deus e nossa é para nós modelo desta ação trinitária em sua vida. Podemos dizer que seu esposo, São José (neste ano a ele dedicado) aprendeu com Maria a viver a Trindade em sua vida. E com Ela, trilhar o caminho de Deus que sempre quer o melhor para nós.

Com nosso Pai e Fundador, o Pe. José Kentenich, rezemos: “Glória ao Pai, por Cristo com Maria, no Espírito Santo, o universo inteiro com alegria lhe tribute honra e louvor agora e por toda a eternidade. Amém”.