Após a fundação do Movimento de Schoenstatt, com o decorrer dos anos foram surgindo novos ramos. Em 1926, foram fundadas as Irmãs de Maria. Os romeiros e membros do Movimento, que vinham ao Santuário deixavam aí os seus pedidos e intenções, outros os mandavam por carta. Por isso se fez necessário uma oração permanente junto à Mãe de Deus em todas estas intenções.

A partir de janeiro de 1927, as Irmãs se revezavam diariamente na “guarda de hora mariana”, no Santuário, das 7 às 19 horas. Não demorou muito até que se tornasse mais forte o impulso de rezar também durante a noite e sentiam-se sempre mais fortemente impelidas à Eucaristia.

No Movimento havia uma corrente que aspirava à fundação de uma comunidade de Irmãs Adoradoras. Atendendo aos muitos pedidos das Irmãs, na Noite Santa de 1929, após a missa do galo, o Pe. Kentenich abriu o tabernáculo no Santuário e desde então temos a adoração perpétua.

Em 06 de janeiro de 1934 foi fundada a comunidade das Irmãs Adoradoras que hoje consta com 40 Irmãs em Schoenstatt. Em vários países do mundo existem pequenos grupos de Irmãs Adoradoras, inclusive em Atibaia.

  • Os leigos e a Adoração

Porém, a Mãe de Deus não parou aqui. Ela não se contentou com a Adoração perpétua e a fundação das Irmãs Adoradoras. Ela é incansável em seu empenho de conquistar sempre mais pessoas para seu divino Filho e cuidar que tenham um amor sempre mais profundo a Jesus. Chamou também os leigos para que juntamente com as Irmãs Adoradoras “rendam a Deus louvor, adoração e gratidão e ergam suas mãos em súplica pelas aflições de toda a humanidade e pelas grandes intenções da Igreja e do mundo.”

Temos a Comunidade de Oração em muitos países do mundo, estando em grupos maiores na Alemanha, Brasil: Santa Maria/RS e Atibaia/SP.

Em 1950, a Irmã responsável para acolher os romeiros que visitavam o Santuário Original em Schoenstatt/Alemanha, fez às Irmãs Adoradoras a proposta de convidar leigos que tivessem um profundo amor à igreja e estivessem abertos para a grande missão de Schoenstatt: a renovação religiosa e moral do mundo, a partir do Santuário da Mãe e Rainha. Sua intenção era formar com esses leigos uma Comunidade de Oração que juntamente com as Irmãs Adoradoras se dedicariam à adoração e ao louvor a Deus e rezariam nas grandes intenções da Igreja e de mundo.

Enquanto as Irmãs de Maria fariam a adoração no Santuário, estas pessoas rezariam diante do tabernáculo na sua Igreja paroquial ou até mesmo nas suas casas formando com as Irmãs um circulo bem unido de oração e adoração. A ideia foi apresentada ao Fundador, Pe. José Kentenich, que gostou muito, pois a sua convicção era: “Não há nenhuma Comunidade apostólica sem interioridade e não há interioridade que não se torne apostólica.”

Ele deu muito apoio às Irmãs Adoradoras para que fundassem este circulo. Em 29 de junho de 1950, por ocasião de um retiro de romeiros, foi-lhes apresentado o plano e logo 11 pessoas pediram para serem admitidas. Assim nasceu a Comunidade de Oração em Schoenstatt/Alemanha.

  • Breve histórico no Brasil

No Brasil a primeira Comunidade de Oração de Schoenstatt surgiu em Santa Maria/RS. O então Bispo Dom Ivo Lorscheiter, deu as Irmãs Adoradoras a licença de fundar esta Comunidade em 12 de setembro de 1975. No Natal deste mesmo ano já tinham 78 membros.

Em Atibaia, o começo foi bem diferente. Como ainda não havia irmãs liberadas unicamente para a Adoração, foi fundado primeiramente a Comunidade de Oração Mariana Eucarística com os leigos. Em dezembro de 1979, quando as Irmãs refletiram sobre a possibilidade desta fundação, chegou o Padre Celestino Trevisan, e apresentou-se como o primeiro Membro da Comunidade de Oração.

As irmãs consideraram isto como uma confirmação de céu e em 24 de dezembro de 1980, fundou-se a Comunidade de Oração Mariana Eucarística de Schoenstatt. A comunidade cresceu rapidamente e em 1991 os próprios leigos prepararam a fundação da Comunidade das Irmãs Adoradoras em Atibaia, por meio de lindos ramalhetes espirituais, formados de orações e sacrifícios.

Hoje, a Comunidade de Oração Mariano Eucarística de Schoenstatt conta com mais de 18.000 membros de adoradores leigos. Anualmente as Irmãs Adoradoras oferecem encontros de retiro e formação à sombra do Santuário de nossa querida Mãe e Rainha, formando assim uma legião de exercito orante diante da Presença de Jesus Eucarístico.

A Mãe de Deus está realizando aqui o que o nosso Fundador, Pe. José Kentenich rezou no Campo de Concentração, em Dachau, dirigindo-se a ela:

Em teu Santuário queres formar

Uma legião que reza nos desertos do mundo;

queres conduzir-nos às supremas alturas do amor,

para que na luta permaneçamos fieis a teu  lado.” (RC 203)

Quer fazer parte deste exército orante? Preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contato.