Com muita alegria realizamos nos dias 04 e 05 de maio, os Encontros de Formação de coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina e toda família de Schoenstatt da Diocese de Uberlândia/MG. Foram momentos de partilhas, com músicas e temas importantes que foram acompanhados pela Ir. M. Marcia Silva, do Secretariado da Campanha, de Atibaia/SP.
A programação teve início na tarde do sábado (04), no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, com o acolhimento dos participantes cantando o lema do jubileu de 75 anos da Campanha: “Com a Mãe Peregrina, missionários da esperança!” Em seguida, aconteceu a oração do Terço Missionário, seguindo em comunhão com toda Igreja, atendendo ao pedido do Papa Francisco para este Ano da Oração, formando uma grande “Sinfonia de Oração” por aqueles que mais necessitam e principalmente, pelo povo do Rio Grande do Sul que está sofrendo com as enchentes.
Durante o encontro fomos presenteados por um lindo momento de Adoração ao Santíssimo, do roteiro do ano de 2024 ‘Fiéis à origem: uma sinfonia de oração’, conduzido pelo Pe. Marcos Borges Silva. Na sequência, a Ir. M. Marcia conduziu a palestra falando sobre o material que está sendo trabalhado com as famílias em todo Brasil, explicando sobre a iniciativa da Campanha de promover uma Sinfonia de Oração por meio da oração do terço com as famílias que ao final do ano será enviada em carta ao Santo Padre
Também foi assunto da palestra a importância das diferentes modalidades da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt: infantojuvenil, jovens, enfermos, famílias e ocasional. Ir. Marcia aproveitou o momento para incentivar os presentes a participarem das formações de Aliança de Amor e Santuário-Lar que são oferecidas pelo Secretariado. Ao final da palestra, os participantes acompanharam a dinâmica do “galho seco” onde compreendemos a ser transformados pelas flores coloridas e o significado de cada uma de nossas virtudes. O Encontro foi encerrado com a bênção e o envio em missão realizado pelo Pe. Marcos.
No domingo (05), a programação foi dedicada aos coordenadores da Campanha que se reuniram no Instituto Santa Clara para um dia de espiritualidade e formação, com a participação de representantes de foranias, cidades e paróquias da Diocese. Como coordenadores, podemos ser fiéis às origens? A resposta encontramos durante a formação com a Ir. M. Márcia que falou sobre como podemos estar em missão sem deixar à origem, seguindo os passos de João Pozzobon ao encontro do Santuário da Mãe Três Vezes Admirável. Em um segundo momento, Ir. Marcia conduziu a palestra “Coordenadores à luz da esperança”.
De modo especial, para fazer memória dos 30 anos da presença da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt na Diocese, aconteceu um momento de recordação, onde muitos se emocionaram com as imagens de peregrinações que foram realizadas ao longo deste tempo, como belas recordações. O Pe. Marcos ressaltou a importância em vincular a Campanha na Diocese junto à Paulo Francisco Machado, bispo diocesano, e a todo clero para fazer conhecer este Apostolado na sua missão de Evangelizar por Maria.
Em seguida os coordenadores foram convidados a um momento de partilha em grupo ‘Rumo aos 75 anos’ para trocas de experiências, metas e passos para conquistar a Imagem da Mãe Peregrina Auxiliar Diocesana. O encontro encerrou com a Adoração seguida da Santa Missa que foram conduzidas pelo Pe. Marcos.
Equipe de Coordenação da Diocese de Uberlândia/MG
Diocesana – Márcia Rejane Sordi Bortolini
Forania Santa Teresinha – Julia Maria Costa Cruz
Forania São João Evangelista – Marisa de Jesus Márcio
Forania São Lucas – Luciana Ribeiro da Silva Rodrigues e William Rodrigues
Forania São Marcos – Marly Teixeira Moraes
Forania São Mateus – Maria do Rosario Silva e Cláudio Rodrigues
Forania São Paulo – Erli Gonçalves de Borba Marinho