Pe. Vitor Posseti representa a Causa de João Luiz Pozzobon no 1º Encontro Nacional com Postuladores das Causas dos Santos promovido pela CNBB
O *Pe. Vitor Posseti, Vice-Postulador da causa de beatificação de João Luiz Pozzobon, participou 1º Encontro Nacional da Causa dos Santos no Brasil, entre os dias 14 e 17 de julho, em Brasília/DF, promovido pela Comissão Especial para a Causa dos Santos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e teve como grande destaque a presença do de monsenhor Antônio Manuel Saldanha e Albuquerque, secretário do Studium do Dicastério das Causas dos Santos do Vaticano.
O encontro foi marcado por profundas reflexões, comunhão e esperança, com a presença de cerca de 70 postuladores de todo o país. com o objetivo de partilhar experiências, iluminar caminhos e refletir sobre os desafios técnicos, espirituais e pastorais dos processos em curso na Igreja no Brasil.
João Pozzobon: um presente de Deus para a Igreja
Durante os quatro dias de formação e partilha, Pe. Vitor destacou a importância da presença da Causa de João Luiz Pozzobon nesse contexto nacional: “O processo de Pozzobon também é dom de Deus e motivo de alegria para toda a Igreja”, afirmou o sacerdote.
Momento de formação e unidade eclesial
Pe. Vitor ressaltou que o encontro foi “esclarecedor para várias questões técnicas dos processos de beatificação e animador para sua dimensão espiritual”. O evento também proporcionou maior alinhamento com as diretrizes da Igreja e renovou a consciência de que o caminho da santidade está profundamente enraizado na vida do povo brasileiro.
À esquerda, Pe. Vitor Posseti, ao lado do dom José Luiz Magela Delgado, presidente da Comissão Especial para a Causa dos Santos da CNBB / Foto: Arquivo pessoal
Igreja: mãe que reconhece seus filhos santos
A missa de abertura foi presidida por dom Denilson Geraldo, bispo auxiliar de Brasília, que recordou em sua homilia que a santidade é dom e resposta fiel à graça de Deus. Inspirado pelo Jubileu da Esperança de 2025, dom Denilson afirmou: “Quem melhor do que os santos e mártires para atestar que a esperança cristã não é teoria abstrata, mas vida transformada pela graça?”
A mesa de abertura contou com dom José Luiz Magela Delgado, arcebispo de Pouso Alegre/MG e presidente da Comissão para a Causa dos Santos da CNBB, ao lado de dom Júlio César Gomes Moreira e dom Magnus Henrique Lopes, membros da Comissão. O segundo dia do encontro teve como momento orante a meditação da parábola do filho pródigo, conduzida por dom Anselmo Chagas de Paiva, monge beneditino do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro.
A fé viva do povo brasileiro
À esquerda, Pe. Vitor Posseti, ao lado do monsenhor Antônio Manuel Saldanha e Albuquerque. / Foto: Arquivo pessoal
Em entrevista à CNBB, mons. Saldanha e Albuquerque destacou a riqueza espiritual do povo brasileiro: “Uma das características da beleza deste povo brasileiro é a forma profunda e intensa como vive a sua fé. Isto resulta, graças a Deus e em muitas vezes, em verdadeiros testemunhos de santidade”, disse o representante do Vaticano.
Um futuro promissor para a Causa de Pozzobon
Pe. Vitor concluiu enfatizando que a participação no encontro oferece novos caminhos e fortalece a esperança:
“Acima de tudo, é uma oportunidade de perceber que estamos em comunhão, caminhando juntos, na certeza de que o testemunho de Pozzobon é um presente para toda a Igreja.”
* Pe. Vitor Posseti pertence ao Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt
Com informações de: cnbb.org.br