Na manhã desta sexta-feira, 20 de junho de 2025, o Vaticano anunciou oficialmente que o diácono permanente e pai de família João Luiz Pozzobon foi proclamado Venerável pela Igreja Católica. A decisão foi autorizada pelo Papa Leão XIV durante audiência com o cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério das Causas dos Santos.

Este reconhecimento confirma que Pozzobon viveu em grau heroico as virtudes cristãs, sendo agora formalmente declarado Venerável Servo de Deus João Luiz Pozzobon. Nascido em 12 de dezembro de 1904, em Cachoeira do Sul/ RS, e falecido em 27 de junho de 1985, em Santa Maria/RS, Pozzobon é o iniciador da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

Um passo importante rumo aos altares

A proclamação como venerável é uma das etapas do processo de canonização. A partir de agora, a Igreja poderá investigar oficialmente um possível milagre atribuído à sua intercessão, que, se confirmado, poderá levá-lo à beatificação.

Testemunho de vida

João Luiz Pozzobon dedicou sua vida à missão de levar a imagem da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt às famílias, escolas, presídios e hospitais. Caminhou mais de 140 mil quilômetros com a Imagem Peregrina às costas, rezando o terço.

Como pai de família, diácono permanente e missionário incansável, Pozzobon transformou sua vida em oferta de amor e serviço, sendo para muitos um verdadeiro modelo de santidade.

Hoje, com sua proclamação como Venerável, a Igreja confirma esse testemunho de santidade que floresceu a partir do Santuário, com Maria, para a Igreja e para o mundo.

Com informações: vaticannews.va