No dia 27 de junho recordamos a morte do Diácono

Juliana Dorigo- No coração da história da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, brilha o testemunho simples e profundo de João Luiz Pozzobon. Neste ano de 2025, celebramos os 40 anos de sua morte, recordando não apenas o fim de sua caminhada terrena, mas a eternidade de seu exemplo de santidade, que segue vivo no coração da Igreja e em cada coordenador e missionário.

Homem do povo, esposo fiel, pai amoroso, João foi um peregrino incansável. Com a imagem da Mãe Três Vezes Admirável nos ombros, ele percorreu mais de 140 mil quilômetros por amor, levando consolo e esperança, às famílias, hospitais, escolas e presídios rezando o terço.

Ele enfrentou provações, mas manteve firme a sua fé, e nunca desistiu, mesmo diante das inúmeras dificuldades que encontrou pelo caminho. Pozzobon levou a Igreja ao encontro daqueles onde ela não conseguia chegar. Incentivou sacramentos, cuidou dos pobres e dedicou sua vida pelas famílias. Um apóstolo dos tempos modernos que fez do ordinário o extraordinário, do simples o sagrado.

Neste mesmo ano em que celebramos o Ano Jubilar de 75 anos da Mãe Peregrina, a Divina Providência conduz e João Luiz Pozzobon foi declarado Venerável pela Igreja. Um reconhecimento que confirma a santidade de sua vida oferecida a Deus por meio de Maria, e que fortalece ainda mais a missão que ele iniciou com tanto ardor.

Quarenta anos após sua morte, ocorrida em 27 de junho de 1985, atropelado por um caminhão, a caminho para a Santa Missa no Santuário em Santa Maria/RS, a imagem da Mãe Peregrina continua a visitar lares em todo o mundo. Sua missão se multiplicou em milhões de mãos e corações que, como Pozzobon, acreditam no poder da oração, da entrega diária e da evangelização simples, feita com amor.

Hoje, cada envio de missionário, cada terço rezado, cada visita da Mãe e Rainha é como um novo passo dado por João. Sua missão continua viva em cada um que diz o seu “sim” em levar a Mãe de Deus ao encontro daqueles que mais necessitam, em cada testemunho de graça alcançada na presença da Mãe e seu Divino Filho.

João Luiz Pozzobon, Venerável servo de Deus, intercede por nós! Que seguindo o seu exemplo, possamos ser pequenos instrumentos de uma grande obra. Amém.