*Margareth Mendes e Roberto do Nascimento – Coordenadores, missionários e famílias que recebem a visita da Mãe peregrina de Schoenstatt, se reuniram em Brasília, neste domingo (28/09), para uma peregrinação jubilar. O encontro aconteceu na Catedral Metropolitana, dedicada à Nossa Senhora Aparecida, padroeira da capital e Igreja Jubilar neste Ano da Esperança.
Caminhada de fé e testemunho
Pela manhã, cerca de 750 pessoas se reuniram nos arredores da Catedral para um momento de reflexão sobre a missão do Venerável João Luiz Pozzobon, iniciador da Campanha da Mãe Peregrina. “Somos imbuídos da missão de dar continuidade a este apostolado”, lembrou a Irmã M. Floriza Kazue Okuda, assessora local da Campanha, do Santuário Tabor da Liberdade.
Com cantos, bandeirinhas e terços nas mãos, os peregrinos entraram em procissão até a Catedral, rezando o Santo Terço. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Pe. Fernando Alves de Sousa, da Arquidiocese de Brasília.
Homilia e convite à missão
Em sua homilia, Pe. Fernando recordou palavras do Pe. José Kentenich, fundador de Schoenstatt: “somos peregrinos que precisam aproveitar a graça da porta aberta nesta Igreja Jubilar para renovar nossa missão de levar as famílias para o céu”.
O sacerdote também dirigiu um convite especial aos homens, inspirando-se no exemplo do Venerável João Pozzobon: rezar e santificar as famílias, começando pela própria casa. “Todos somos chamados a combater o bom combate da fé”, disse, ressaltando que a visita da imagem peregrina é um convite para ocupar o tempo com o que realmente importa: a vida de oração.
Alegria e gratidão
Ao final, os participantes testemunharam sua emoção. “Foi tudo lindo, muita alegria. Uma bênção estar com toda a minha família reunida”, disse Marli Dias Pereira, que se prepara para selar a Aliança de Amor. Ela contou com entusiasmo que suas filhas ajudaram a conduzir as imagens do setor infantojuvenil, enquanto o esposo carregava a Cruz Jubilar durante a peregrinação.
Encerrando a celebração, ecoaram as palavras de Pe. Fernando: “Peçamos hoje, nesta graça de peregrinação, que ao voltarmos por este caminho que percorremos como peregrinos, o Senhor nos santifique e mantenha vivo em nosso coração o desejo da oração diária, em família e com as famílias da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt”.
* Coordenadores Arquidiocesanos da Campanha da Mãe Peregrina em Brasília