Crianças e jovens da Campanha da Mãe Peregrina Infantojuvenil, da Diocese de Campo Limpo/SP, participaram de uma peregrinação especial rumo à Catedral Santuário Sagrada Família, vivenciando momentos de fé, partilha e missão no contexto do Jubileu da Esperança.
A atividade é parte da Ginfanto (Gincana da Campanha da Mãe Peregrina) e teve início com a confecção de cartazes no Santuário Tabor das Graças do Paraíso, na Paróquia São José, localizada em Paraisópolis. A preparação simbólica serviu como expressão do compromisso das crianças com a missão e a espiritualidade de Schoenstatt.
Na etapa seguinte, os participantes se reuniram no Centro Pastoral Diocesano para um café da manhã e, logo após, seguiram em peregrinação até a Catedral. Onde os participantes aprenderam sobre a Indulgência Plenária concedida neste tempo jubilar, reforçando o valor espiritual desta graça.
A turma foi acolhida pela comunidade e participaram da Santa Missa reunindo crianças, jovens, pais e missionários da Mãe Peregrina em um momento profundo de oração comunitária.
Ao final da celebração, durante um lanche em frente à Catedral, um episódio emocionante marcou o encerramento da atividade. Um homem em situação de rua, identificado como Moisés, aproximou-se do grupo e compartilhou sua história de vida. Ex-cantor, ele revelou ter se afastado da Igreja após a morte da esposa. Comovido com a presença das crianças, afirmou: “Me sinto vivo novamente. Crianças, não saiam da Igreja.”
Participaram da atividade crianças das paróquias São José, Nossa Senhora do Paraíso, São Pedro Fourier e Santa Isabel, acompanhadas por coordenadores e alguns pais.
Diversos participantes expressaram a alegria da vivência: Gilsion de 13 anos, comenta que “foi uma atividade colaborativa que nos uniu em prol do serviço da Mãe de Deus e de Jesus.” Para a Nicole de 11 anos, “Peregrinar com a Infanto é muito especial. Passar a Palavra de Deus para outras pessoas é muito importante”. A Manoela de 08 anos partilha: “Amei essa igreja, ela é muito bonita. E eu amei a peregrinação!” Para a Lara, também de 08 anos, participar com os amigos foi especial. “Gostei muito de andar com meus amigos e participar da peregrinação.”
A coordenadora Teresa Cristina de Jesus Sodré da Paz relata a importância desta atividade para as crianças e a dedicação de cada uma delas. “Foi uma manhã maravilhosa. As crianças se dedicaram muito. Que a Mãe continue cuidando de cada um de nós e sustentando essa missão que me confiou.”
A peregrinação foi mais do que um percurso físico: foi um passo firme na formação da fé, no fortalecimento da identidade missionária e no compromisso com uma Igreja viva, jovem e atuante com a Mãe Peregrina de Schoenstatt.