Com o tema “Avance para águas mais profundas”, o encontro reuniu mais de 160 participantes, entre crianças, adolescentes, catequistas e famílias, para fortalecer a vivência da fé e da missão com a Mãe Peregrina.

Sara R. Caçador – A Paróquia São Miguel Arcanjo, em Pindamonhangaba/SP, acolheu o Encontro Diocesano da Campanha da Mãe Peregrina Infantojuvenil da Diocese de Taubaté/SP, em 1 de junho, reunindo cerca de 160 pessoas, entre crianças, adolescentes, catequistas, missionários, coordenadores e famílias, em uma manhã de formação, espiritualidade e partilha.

O encontro teve início com um café da manhã preparado com carinho pela equipe da paróquia. Em seguida, os participantes foram conduzidos ao salão paroquial, onde a Irmã. M. Mariane Galina, do Secretariado da Campanha, de Atibaia/SP, conduziu a primeira parte das atividades com criatividade e alegria, ressaltando a importância da presença da Mãe Peregrina nos lares e no cotidiano das crianças e adolescentes.

Com dinâmicas e gestos simbólicos, a irmã convidou os participantes a oferecerem pequenos presentes à Mãe de Deus: desenhos e dobraduras feitas com amor, que foram colocadas na talha do Capital de Graças. O gesto coletivo emocionou os presentes ao ver a talha transbordando de dons singelos e sinceros.

A Santa Missa, celebrada Pe. José Amarildo Rangel Júnior (Pe. Juninho), contou com a participação ativa das crianças e da comunidade. A celebração, marcada pela alegria própria da missa das crianças, foi o ponto alto espiritual do encontro.

Após a missa, o encontro seguiu com uma segunda etapa conduzida por Fernanda de Oliveira. Com música, dança e uma dinâmica criativa sobre o tema “Avance para águas mais profundas”, as crianças confeccionaram barquinhos de papel com seus nomes e os colaram em uma rede, simbolizando sua entrega à Mãe Peregrina e a confiança de deixar-se conduzir por Cristo.

No encerramento, Irmã M. Mariane convidou os pequenos missionários para um momento de envio. Representando todas as crianças e jovens que recebem a Mãe Peregrina em seus lares, eles renovaram o compromisso de levar Maria a outros corações.

Estiveram presentes crianças e adolescentes de diversas paróquias da diocese:

  • Taubaté: Paróquia Santa Luzia, Paróquia Sagrada Família e Paróquia Nossa Senhora da Conceição;
  • Tremembé: Paróquia Bom Jesus e Paróquia São José;
  • Pindamonhangaba: Paróquia São Miguel Arcanjo;
  • São Bento do Sapucaí: Paróquia São Bento.

Também participaram os coordenadores diocesanos da Campanha Maria Lúcia Souza Silva e André Luciano Silva e membros da equipe, além da equipe local da paróquia com a coordenadora Fabiana de Oliveira.

Com um total de 110 crianças, entre 5 e 17 anos, o encontro foi um verdadeiro testemunho da fecundidade da missão Infantojuvenil dentro da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. A presença de pais, mães e catequistas fortaleceu ainda mais o clima de comunhão.

A Campanha da Mãe Peregrina Infantojuvenil e Jovem é uma das sementes mais preciosas do nosso Movimento de Schoenstatt. São o futuro que já floresce entre nós. Vale a pena investir nas crianças e jovens. A missão é exigente, mas profundamente gratificante. Podemos ver os frutos da nossa caminhada até aqui, jovens no caminho vocacional, padres, religiosas, e aqueles que constituem famílias. Todos dão o testemunho da importância da Mãe Peregrina Infantojuvenil em suas vidas.

Como nos recorda a Aliança de Amor: ‘Trazei a mim os corações juvenis e eu os transformarei em instrumentos aptos em minhas mãos.’ Que Maria, a grande Educadora, continue a formar corações missionários, conduzindo pelos mares da vida, sempre na direção do amor de Cristo.

 

Edição de texto: Juliana Dorigo