A Diocese de Franca/SP está realizando, com entusiasmo e dedicação, as atividades da Campanha da Mãe Peregrina Infantojuvenil, para a Ginfanto 2025 (a gincana da Campanha da Mãe Peregrina), reunindo crianças, jovens, catequistas, missionários, coordenadores e famílias em uma jornada de oração, aprendizado e amor à Mãe Três Vezes Admirável. A 1ª Prova, teve como tema o Capital de Graças e a importância da graça da Indulgência Plenária durante o Ano Santo da Igreja e tem, despertando o ardor pela missão nas foranias Nossa Senhora Aparecida, São Joaquim, Santa Gianna e Madre Rita Amada de Jesus.
Forania Nossa Senhora Aparecida: uma peregrinação à Porta Santa
Além de participar do encontro, os pequenos realizaram a peregrinação reunindo cerca de 250 pessoas de três paróquias da forania. Partindo da praça central de Franca/SP, crianças carregaram faixas, rezaram o terço e apresentaram cartazes sobre o Ano Santo e o jubileu de 75 anos da Mãe Peregrina. A entrada na Catedral foi silenciosa e marcada por reverência. O Diácono João Cesar Martini explicou sobre as indulgências plenárias e o papel evangelizador dos catequistas.
Forania São Joaquim: emoção no Santuário de Santa Rita de Cássia
Com protagonismo da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Sales Oliveira/SP, as crianças peregrinaram até o Santuário de Santa Rita, em Cássia/MG, acompanhadas pelo pároco Pe. Wellington Cristian Tavares e o seminarista Matheus Silva. Lá, vivenciaram momentos de profunda emoção ao ouvirem explicações sobre as indulgências. As crianças rezaram o terço e refletiram sobre o Capital de Graças.
O seminarista Matheus ressaltou que o encontro com as crianças “foi um momento de muito aprendizado e emoção. Ver as crianças se envolvendo com o tema das indulgências, fazendo perguntas, rezando… tudo isso tocou muito o meu coração. A peregrinação não foi apenas um passeio, foi uma verdadeira experiência de fé vivida com pureza e entrega.”
Forania Santa Gianna: arte, oração e entusiasmo
A Paróquia Nossa Senhora D’Abadia, de Cristais Paulista, representou a forania na 1ª prova. Com 59 crianças entre 7 e 14 anos, os encontros catequéticos abordaram a vida de João Luiz Pozzobon e a missão da Mãe Peregrina, por meio de cartazes, orações e dinâmicas. Os catequizandos peregrinaram até a Catedral de Franca, onde foram acolhidos pelo Diácono João César Martini, que falou sobre o tema “Peregrinos da esperança”. O olhar encantado das crianças ao entrar na igreja e seus testemunhos emocionados revelaram a profundidade da experiência vivida.
Forania Madre Rita Amada de Jesus: unidade e profundidade missionária
Composta pelas paróquias Santo Antônio (Rifaina), Nossa Senhora Aparecida (Pedregulho) e Santo Antônio (Aramina), a forania vivenciou de forma intensa a 1ª prova da Ginfanto.
Em Rifaina, 32 catequizandos participaram dos encontros em suas turmas. Os relatos das catequistas mostram alegria, empolgação e envolvimento das crianças, que inclusive decidiram confeccionar um “cofrinho do Capital de Graças” para enviar suas contribuições espirituais ao Santuário no final do ano.
Em Pedregulho, 105 catequizandos e 9 catequistas participaram. As crianças refletiram sobre boas ações no cotidiano, como ajudar os pais, rezar em família e frequentar a missa. As catequistas destacaram a importância de formar pequenas missionárias da Mãe Rainha desde cedo.
Em Aramina, no dia 12 de maio, 51 catequizandos das quatro turmas da catequese se reuniram para um encontro dinâmico e participativo, com apresentações em slides, testemunhos e consagração. As catequistas relataram entusiasmo e união entre as crianças e adultos, todos aprendendo juntos sobre o Capital de Graças.
A peregrinação conjunta da forania teve como destino à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Ituverava, onde está localizada a Porta Santa. A caminhada teve início com a união dos grupos nas cidades vizinhas e culminou com procissão, orações e cartazes até a igreja.
Ao chegar, os pequenos aprenderam sobre as indulgências plenárias e o Pe. Mauro Sérgio Marçal conduziu a abertura da Porta Santa, seguida pela Santa Missa.
Uma Igreja em saída, com o coração das crianças
A Ginfanto 2025 segue sendo um instrumento de evangelização e formação que planta sementes de fé nas crianças e suas famílias. A cada passo, com uma pedagogia própria voltada para a evangelização dos pequenos.
“Entendi a missão, e por ela a minha entrega foi total” (João Luiz Pozzobon)
Esse espírito missionário continua vivo nos pequenos pés que caminham, nas mãos que rezam e nos olhos que brilham ao descobrir o amor à Mãe e Rainha.