Estimada Família de Schoenstatt do Brasil!

Nossa Família de Schoenstatt no Brasil sempre caminhou inspirada por lemas. Às vezes, os lemas duravam um ano, outras vezes um triênio.

Também agora, depois de um triênio com o foco na transfiguração, a Central Nacional – recolhendo as propostas dos Congressos de Outubro – elaborou um lema.

E desta vez o lema traz uma novidade: ele se compõe de uma frase E um símbolo! Com o elemento visual, reforçamos o que queremos expressar.

Estamos propondo este lema para os próximos dois anos.

O lema é

 

O valor central do diálogo nasce de um olhar à realidade.  Muitas coisas preocupam muita gente, inquietam e deslocam. No próximo ano nosso país terá eventos que serão longamente discutidos – com o perigo de polarizar ainda mais a sociedade – e não levarão a nada muito construtivo.

O diálogo com a vida direciona o nosso olhar para o nosso carisma, a Aliança de Amor vivida à luz da fé prática na Providência Divina. Um carisma que nasce da vida surgida no coração do Pai e Fundador, se localiza no santuário e move seus seguidores a se confrontarem com os desafios do tempo.

O diálogo é um processo diferenciado. Exige de nós uma atitude firme. Optamos por focar numa atitude, e essa atitude é uma vida vivida, a vida do Venerável João Luiz Pozzobon. Com ele queremos caminhar, inspirados por ele queremos aprender a viver santamente, numa santidade missionária que promove o ser humano em todas as suas dimensões.

Por isso queremos dialogar com a mesma atitude de Pozzobon, com um coração disposto para toda a luta, para toda a coerência e para toda a perseverança que a vida exige de nós hoje, e neste sentido heroico.

Esperamos que cada um, cada família, cada comunidade, em atitude de escuta como o caminho sinodal nos pede, acolha o lema como uma proposta de crescimento e faça dele um  critério para a elaboração da vida.

Que assim caminhemos juntos, animados de coragem e fé, com a firme esperança de servir aos que mais precisam do amor que a Aliança com a Mãe no santuário nos oferece.

 

Em nome da Central Nacional de Assessores,
Pe. Antonio Bracht

 

 

Fonte: Movimento Apostólico de Schoenstatt- Brasil Tabor