Comemoração aos 136 anos do Pai e Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt
O Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai vai realizar um live especial em comemoração aos 136 anos do nascimento do Pe. José Kentenich, Pai e Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, na próxima segunda-feira (15/11), às 20h. A live será apresentada pela Ir. M. Patrícia Lemes, que fala com exclusividade sobre este momento:
Ir. M. Patrícia Lemes
Vamos fazer memória dos 136 anos do nascimento do Pe. José Kentenich, o que a senhora pode nos contar sobre esta live especial?
Quanto mais passam os anos, mais atual se torna a mensagem do Pe. Kentenich. Atrás de sua extraordinária trajetória de vida, como sacerdote e fundador de uma Obra imensa que é Schoenstatt, está alguém tomado por um Carisma presenteado por Deus ao nosso tempo. E foi isto que definiu sua coragem de arriscar e de lutar com ousadia, por crer na missão de Schoenstatt para a Igreja e a sociedade.
Como família de Schoenstatt, o que podemos fazer para vivenciar este acontecimento?
Podemos aproveitar esta data para em primeiro lugar, agradecer a vida do Pe. Kentenich. Se Deus não o chamasse a este mundo, talvez não existiria o Movimento Apostólico de Schoenstatt, não existiria a devoção à Mãe e Rainha e tantas iniciativas apostólicas belíssimas em todo mundo que surgiram a partir deste vínculo com o Santuário ou a Imagem de nossa Mãe que peregrina por tantas famílias.
Também é uma oportunidade para reconhecermos que o bom Deus pode atuar e revelar seu plano de amor nas circunstâncias mais difíceis da vida de uma pessoa, e transformá-la numa benção para o mundo.
Poderia fazer um breve comentário sobre os traços do carisma do Fundador? O que ele nos ensina atualmente, quando estamos retomando as atividades após um período difícil?
O Pe. Kentenich recebeu o carisma da paternidade. Em sua pessoa, foi possível para muitos encontrar-se com Deus e redescobrir que Deus é amor acolhimento e misericórdia que todos tem um valor pessoal e dignidade. Ele apontou o caminho dos vínculos naturais para se chegar aos vínculos sobrenaturais. Isto ele fez também no anúncio da fé prática na Divina Providência. Ele foi portador de um carisma mariano e quis revelar ao mundo a missão de Maria na Obra da Salvação, como fiel colaboradora e consorte de Cristo.
O Fundador nos ajuda pelo exemplo de sua vida que cada tempo difícil, como este em que vivemos, cheios de desafios, é uma oportunidade que o bom Deus nos dá para colaborarmos com Ele, como seus instrumentos para a construção de uma sociedade mais humana e fraterna. Como é importante hoje ser fiel aos valores cristãos e tornar nosso lar um espaço de profundos vínculos, entre os esposos, os filhos entre si e com os pais e estes com os filhos. E quem nos ajudará nesta grande missão? É Maria, nossa Mãe e Rainha de Schoenstatt, nossa grande educadora!
Acompanhe a live pelo YouTube no canal do Santuário de Atibaia/SP. Clique aqui e inscreva-se