O pedido de Maria: “Eles não tem mais vinho!” (Jo 2, 3)

 

Uma palavra da Mãe do Senhor, muito simples e natural, mas de confiança ilimitada: “Eles não têm mais vinho!” (Jo 2, 3).

Pensemos na situação em que Ela a pronunciou. O Filho de Deus viveu durante trinta anos na obscuridade e trabalhou, como operário, na oficina de São José. Agora, começa a ensinar e “Ele fala como quem tem poder”. Ainda não realizou nenhum milagre.

Certo dia, Jesus e Maria, sua Mãe, foram convidados à um casamento. E aceitaram o convite. Maria percebeu que o vinho começou a faltar e se levantou. Será que o fez porque pensou em voltar para casa, a fim de evitar embaraço aos noivos? Não. Não é por isso que se levantou. Ela foi ao seu Filho e lhe disse baixinho: “Eles não têm mais vinho!” (Jo 2, 3).

Isso significou mais do que a simples comunicação dum fato. Maria esperava do Senhor um milagre! Parece-nos impossível! Não teria sido melhor ter dito: “Partamos, vamos para casa!” Mas, isso Ela nem pensou. Fez um pedido em favor dos noivos e, a seu pedido, o Filho de Deus devia realizar o primeiro milagre – não no Templo ou na sinagoga, como nós talvez pensaríamos – porém, numa festa de casamento.

Como Maria é tão genuinamente humana!

A palavra de Maria: “Eles não têm mais vinho!”, deve inspirar-te grande confiança! Tu não pedes vinho, não. Tens outros cuidados maiores. Tu não apenas te encontras em situação desagradável, embaraçosa; mas sobre tua alma pesa grande fardo. Talvez se trate de tua existência, da salvação dum ente querido ou até da salvação de tua própria alma.

Não duvides: Maria – de modo semelhante como o fez em Caná – agora, está junto do Senhor, pedindo por ti: Vê, Senhor, falta-lhe isso e aquilo… Ajuda, por favor! Se nas bodas de Caná, pela intercessão de Maria, Cristo transformou água em vinho, a fim de evitar aos noivos uma situação embaraçosa e desagradável, com maior certeza, Ele vai atendê-la agora, que pede por ti, numa aflição incomparavelmente maior!

 

Oração

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Estou certo de que serei atendido. Junta as mãos e pede por mim, com tanta insistência como o fizeste em Caná: “Senhor, eles não têm mais vinho!” Apresenta minhas grandes preocupações ao Senhor. Ele há de libertar-me de minha aflição ou dar-me-á a força de suportá-la corajosamente. Amém.

 

Aplicação à vida

Dize, hoje, muitas vezes, com a querida Mãe de Deus: “Senhor, eles não têm mais vinho”, expressando por meio destas palavras as tuas preocupações. Cultiva a confiança e a perseverante oração de súplica.