Na força da Aliança de Amor confiamos: Mãe de Deus, tu nos enviarás as vocações…
Queridos coordenadores, missionários e famílias que recebem a visita mensal da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Dia 18 é dia de renovar a Aliança de Amor, dom da graça divina: dela surge o Santuário de Schoenstatt e toda rede de Santuários: Santuários filiais, Santuários-lares, Santuário-coração…
Na força da Aliança, isto é, na entrega de nossa vida à Mãe de Deus e ela que se doa também a nós, tudo pode ser superado: desafios, sofrimentos, dificuldades nos relacionamentos… E neste mês de agosto, mês vocacional podemos afirmar: Na força da Aliança de Amor confiamos: tu nos enviarás as vocações…
Quando falamos de vocação não queremos entendê-la no sentido restrito, isto é, pensando somente nos consagrados e consagradas. Mas, ampliamos o nosso olhar e contemplamos a vocação matrimonial, sacerdotal, consagrada e leiga.
O Papa Francisco, em sua mensagem por ocasião do 59º Dia mundial de oração pelas vocações, 8.5.22, assim se expressou:
“As seguintes palavras são atribuídas a Miguel Ângelo Buonarroti: ‘No interior de cada bloco de pedra, há uma estátua, cabendo ao escultor a tarefa de descobri-la’.
Se tal pode ser o olhar do artista, com muito mais razão assim nos vê Deus: naquela jovem de Nazaré, viu a Mãe de Deus; no pescador Simão, filho de Jonas, viu Pedro, a rocha sobre a qual podia construir a sua Igreja; no publicano Levi, entreviu o apóstolo e o evangelista Mateus; em Saulo, cruel perseguidor dos cristãos, viu Paulo, o apóstolo dos gentios. O seu olhar de amor sempre nos alcança, toca, liberta e transforma, fazendo com que nos tornemos pessoas novas”[1].
Na Aliança de Amor a Mãe de Deus aceita cada pessoa que a ela se entrega filialmente e a conduz a Deus, que com seu olhar toca os corações e realiza o milagre das vocações: famílias santas; jovens que com ousadia, mesmo em meio a tantos desafios são capazes de dar o seu sim a Deus colocando sua vida a seu serviço; homens e mulheres que exercem sua profissão laical no mundo com dignidade, dando testemunho de uma vida santa.
Cada vocação deveria concretizar por sua vida o tema do mês vocacional deste ano no Brasil:
“Cristo Vive! Somos suas testemunhas”[2]
Quem assim vive é uma “pessoa nova”! Nova porque imersa em Cristo, nova porque decide viver segundo os princípios cristãos. E a Aliança de Amor é uma fonte onde se pode renovar constantemente a vida. Não que exista total perfeição. Porém, boa vontade de ser melhor. Um pai e mãe de família que se esforçam para se entenderem bem, aceitarem-se mutuamente com suas imperfeições dando testemunho aos filhos; um consagrado que sempre mais quer doar-se Àquele a quem deu o seu sim…
Santas vocações queremos suplicar à Mãe de Deus, vocacionada do Pai, especialmente neste mês. E na graça da Aliança de Amor ela há de enviar-nos as vocações.
O Pe. Kentenich no campo de concentração de Dachau, confiante no poder intercessor da Mãe de Deus, assim rezou:
“Tu nos enviarás as vocações que se empenhem conosco por teu Reino…”[3]
Schoenstatt oferece um lugar para florescer sua vocação
Schoenstatt é uma Obra Internacional, mas organizada como Família espiritual e nela há lugar para todos: famílias, jovens, consagrados(as), sacerdotes, pessoas solteiras. Você pode encontrar nesta Família sua vocação, quer seja nos Institutos, Uniões, Liga ou como peregrino e consagrar-se selando a Aliança de Amor.[4]
Você já selou a Aliança de Amor? Sabe algo sobre esta fonte de graças, de forças? Já conduziu alguém para conhecer o Santuário e sua espiritualidade?
Como necessitamos da Mãe de Deus como partidária fiel da Aliança de Amor! Ela pode ajudar você a descobrir e viver santamente a sua vocação. Agora você tem a melhor ocasião!
Hoje ao renovarmos nossa Aliança de Amor com a Mãe de Deus, confiemos a ela o pedido por santas vocações: pais e mães santos; jovens dispostos a doar a própria vida a Cristo e divulgar o seu Reino; sacerdotes e leigos que não medem esforços em dar testemunho de uma vida pura, santa.
Feliz Dia da Aliança!
Referências:
[1] Francisco em ttps://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/vocations/documents/20220508-messaggio-59-gm-vocazioni.html
[2] Tema do mês vocacional /Agosto 2022 – CNBB/ SAV-PV
[3] KENTENICH, José. Rumo ao Céu, 15.
[4] No site do Movimento Apostólico de Schoenstatt encontram-se as suas Comunidades: https://schoenstatt.org.br/