Chegamos ao fim do mês de maio que é dedicado a Mãe de Deus. Vivenciamos este mês de forma diferente, porém não nos faltou oportunidade de render-lhe nossa gratidão e amor.

No dia 31 de maio costumamos celebrar a festa da Visitação de Maria a sua prima Isabel. Neste ano, coincide com a Solenidade da Festa de Pentecostes e por isso, acaba ficando na liturgia em segundo plano. Porém, esta festa da Visitação de Maria toca-nos profundamente como Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

O texto bíblico de Lucas nos narra que Maria, após a Anunciação do Anjo, onde fica sabendo do milagre operado no seio de Isabel, vai às pressas a casa de sua prima para prestar-lhe auxílio.

Temos o Espírito Santo como protagonista no encontro dessas duas grandes mulheres, Maria e Isabel. A uma, o divino Paráclito faz exultar de alegria e a outra exulta em Deus, seu Salvador que olhou para a pequenez de sua serva.

Em nosso tempo atual Maria ainda sobe “às pressas as montanhas” vindo ao encontro de nossa família. Como à casa de Isabel, Ela nos visita trazendo seu divino Filho, aquele que restaura a paz, aquele que cura todas as feridas e reestabelece a fé e a esperança em seu amor infinito por nós.

Hoje, devido ainda a situação da pandemia, a grande maioria de nossas famílias ainda estão privadas da visita física da imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Apesar desta renúncia, vivenciamos momentos bonitos no sentido da visita espiritual da Mãe Peregrina e assim como Isabel, experimentamos a alegria de sua presença que ao entrar em nosso lar presenteia-nos seu filho Jesus.

Na cena histórica da visitação, Maria parte de Nazaré e sobe as montanhas em direção a casa da casa da família de Zacarias e Isabel. E hoje, Maria continua colocando-se a caminho, porém agora em direção a nossa casa. Mas, você sabe de onde Ela inicia sua peregrinação?

A Mãe Peregrina de Schoenstatt parte do Santuário, com seu Filho Jesus, levando as graças deste lugar sagrado à sua família. A imagem da Mãe Peregrina não é uma simples imagem que compramos em uma loja, ela é um Santuário Peregrino que chega até a nossa família. É como se o próprio Santuário da Mãe e Rainha chegasse até nós, por isso todas as imagens, antes de partirem para iniciar a peregrinação em nossas famílias, são abençoadas no Santuário e enviadas a partir dali à nossa casa.

A visita da Mãe Peregrina em nosso grupo de famílias teve início após a cerimônia de envio realizada na Paróquia. Nesta ocasião, o missionário rezou a oração de compromisso assumindo a evangelização das famílias do nosso grupo e o cuidado pela Imagem.

O cuidado pela imagem

Ao receber a visita da imagem da Mãe Peregrina nossa família experimenta a atmosfera e as graças do Santuário, que nos convidam a oração em família.

Mas será que nos sentimos estimulados a oração, quando a imagem está descuidada ou quebrada?

Como está a imagem da Mãe Peregrina que visita a sua família? Ela está bonita, assim como na primeira visita em sua casa, apesar da passagem dos anos?

Neste dia em que celebramos a visitação de Maria e recordamos a visita da Mãe Peregrina ao nosso lar queremos olhar para a imagem que nos visita e observar em que condições ela se encontra. Observar se está bonita, se está quebrada ou se está com a estampa desbotada pelo desgaste do tempo. Se a imagem apresenta alguma dessa descrição, então é sinal que chegou a hora de trocar a imagem.

Cuidar da imagem da Mãe Peregrina é um sinal de amor, é ter com ela o mesmo carinho e cuidado que temos com nossa própria mãe.

Troca da imagem da Mãe Peregrina. Como fazer?

O missionário faz a imagem chegar ao coordenador da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt de sua cidade. Este encaminha a imagem para o Santuário, para que a equipe do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina possa providenciar a troca da imagem por uma nova, que após ser abençoada no Santuário é enviada novamente às famílias levando as graças deste lugar sagrado.

Sabemos que muitos missionários deixam de fazer a troca da imagem porque não querem interromper a peregrinação e deixar as famílias sem receber a visita da Mãe Peregrina. É bonito este cuidado pelas famílias, pois sabemos da importância desta visita a nossos lares, porém, não é bonito rezar diante de uma imagem em mal estado.

Aproveite esse tempo que a imagem da Mãe Peregrina se encontra parada, devido a pandemia, e verifique o estado da imagem. Se for necessário fazer a troca, entre em contato conosco, aqui no Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e aproveite esse tempo para fazer a renovação da imagem, assim quando ela puder voltar a peregrinação estará digna de continuar a visita às nossas famílias.

A celebração dos 70 anos da Campanha da Mãe Peregrina também seja um estímulo para fazermos a renovação da imagem peregrina da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Neste Ano João Pozzobon aprendamos com ele o amor e carinho com que cuidava da imagem peregrina. Para ele não era só levar uma imagem às famílias, mas tratava-se de levar a própria Mãe de Deus e seu Filho como também as graças do Santuário a cada família que abria a porta de sua casa.

Que a Mãe Peregrina de Schoenstatt, por meio de sua visita, continue a fortalecer nossas famílias, e assim como Isabel, Zacarias e João Batista, possamos saborear a companhia da Mãe e de seu Divino Filho.

Ir. Ana Maria dos Santos Lima