Localizada no triângulo Mineiro, a cidade de Araxá cujo nome tem o significado indígena “lugar onde primeiro se avista o sol”, teve em 2013 a criação da Paróquia dedicada à Mãe e Rainha de Schoenstatt.
No dia 29 de julho as Irmãs do Secretariado estiveram em Araxá para a formação dos coordenadores, missionários e famílias que recebem a visita da Mãe Peregrina em seus lares.
Neste domingo a Paróquia Mãe e Rainha abriu suas portas para acolher as diversas atividades: pela manhã, estiveram reunidos crianças jovens e adolescentes para conhecer um pouco mais a respeito da Campanha da Mãe Peregrina Infanto Juvenil e Jovem.
A intenção é iniciar o trabalho com a imagem peregrina dos jovens e a partir destes grupos chegar a formar grupos juvenis e um apostolado focado na evangelização da juventude. A mesma ideia já está acontecendo na Catequese. Os grupos já foram formados e no mês de agosto, com o início das aulas, será realizado na Paróquia o envio de 10 Imagens da Mãe Peregrina Infanto Juvenil.
Na parte da tarde o encontro estava voltado para os coordenadores, missionários e famílias, não apenas da Paróquia, mas também de outras comunidades e paróquias da cidade. Foi uma ocasião para esclarecer dúvidas sobre a espiritualidade do Movimento, sobre o recadastramento no Sistema Gabriel e sobre a visita da Mãe e Rainha de Schoenstatt nos lares e a evangelização das famílias.
A visita na Paróquia Mãe e Rainha foi organizada pelo Pe. Eduardo Ferreira que há dois anos é pároco nesta comunidade e há mais ou menos um ano foi designado pelo Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto como assistente eclesiástico da Campanha.
Pe. Eduardo conta um pouco dessa experiência:
“Assumi como Pároco na Paróquia Mãe e Rainha há mais ou menos dois anos. Ainda não conhecia o Movimento de Schoenstatt e a Campanha que existe por trás desta espiritualidade. Quando Dom Paulo me designou para assumir esta paróquia estudei um pouco sobre a origem desta devoção. Tive a graça de visitar o lugar de origem, o Santuário Original, na Alemanha em junho do ano passado. Isso despertou o desejo de reavivar a devoção que já foi mais forte aqui em Araxá e expandi-lo por toda a arquidiocese. Vejo este trabalho como um apostolado de grande importância que oferece a evangelização de que a comunidade necessita.”
Com este empenho do Pe. Eduardo e da nova coordenação de cidade, estão conseguindo reorganizar todo o cadastro das imagens e das famílias no Sistema Gabriel.
No próximo dia 18 será realizado na Paróquia Mãe e Rainha o envio de 20 Imagens, sendo que destas, 12 são da Paróquia Santos Reis que foi criada no ano passado.