Espiritualmente, me ajoelho perante a tua imagem, Mãe e Rainha de Schoenstatt
Todos os meses, algo muito especial toca a vida e a rotina das nossas famílias: a visita da Mãe Peregrina de Schoenstatt em nossa casa! Quando a Mãe Peregrina visita nosso lar, nós a recebemos com amor, com alegria, com muita fé. Preparamos um lugar apropriado no qual ela passará conosco as 24h deste dia, fazendo parte da nossa família.
Não abrimos apenas a porta da casa, mas sobretudo a porta do nosso coração para o seu atuar. Reservamos um tempo para estar junto dela e conversar: contar de nossas alegrias, expectativas, falar de nossas dificuldades, aflições, manter um diálogo filial, isto é, de filho para com sua Mãe. Deixar-se cativar por ela…
Neste tempo de pandemia gerada pelo Covid-19, estamos aprendendo a vivenciar a visita da Mãe Peregrina de Schoenstatt de outra maneira. Cultivamos o contato espiritual para estar junto dela, enquanto a sua imagem não chega em nossas casas. Muitas famílias já instituíram o seu Santuário-Lar, consagrando-o à Mãe Três Vezes Admirável e muitas já possuem um quadro da Mãe e Rainha. Isso ajuda a diminuir a saudade!
Quando esteve no Campo de Concentração de Dachau, Pe. Kentenich e os sacerdotes prisioneiros sentiam muita saudade do Santuário Original. Em seus corações havia o desejo de poder mais uma vez, ajoelhar-se diante da imagem de graças da Mãe e Rainha de Schoenstatt. Por isso rezavam, fazendo sua peregrinação espiritual ao Santuário:
Espiritualmente de joelhos ante a tua imagem,
Três Vezes Admirável, clemente e poderosa,
me uno a todos os que a ti se consagram … (RC 172)
A oração encontra-se no livro Rumo ao Céu, com orações que o Pe. José Kentenich compôs durante a sua permanência no Campo de Concentração de Dachau.
Durante este período, no qual em muitas cidades é obrigatório o isolamento social, as famílias estão reunidas em casa. Uma ótima oportunidade para envolver a todos neste “encontro espiritual” com a Mãe Peregrina. Podemos fazer todos os dias um momento de oração em família, se possível, rezar juntos o terço e apresentar à Mãe de Deus nossas preces por nossa família, pelo Brasil e pela saúde do mundo.
E como receber a visita da Mãe Peregrina espiritualmente?
No dia em que ela visitaria sua casa, prepare um altar para recebê-la, acenda uma vela, reúna-se com sua família e rezem juntos a oração do terço. Se não for possível, rezem ao menos 1 Pai Nosso, 3 Aves Marias e 1 Glória ao Pai. Convide Maria e Jesus para visitar o seu lar e passar esse dia com sua família. Ao final da oração, renove a consagração à Mãe de Deus, entregando novamente a ela sua família e os cuidados por toda a humanidade enferma.
A oração em família é o melhor remédio para enfrentar todos os desafios. Você pode transformar este tempo de isolamento social numa oportunidade para o crescimento na fé e no encontro com Deus. Depende de você!