(O Pe. José Kentenich foi consagrado diante desta imagem de Nossa Senhora do Rosário)
Igreja celebra hoje Nossa Senhora do Rosário
Ir. Marcia Maris Gusmão– Quantas vezes na história da Europa se comprovou que a oração do terço trouxe a vitória sobre os perigos de invasões de outros povos. Aconteceu que após a vitória contra a invasão dos turcos em Lepanto, o Papa Pio V instituiu, em 1572, a festa de Nossa Senhora do Rosário, celebrada hoje, 07 de outubro.
As guerras continuam existindo, trazendo tantos males aos povos, por isso é tão importante que continuemos implorando a paz. Quando fazemos nossos pedidos comunitários, em sintonia com o convite de Cristo para “orar sempre, sem desfalecer” (Lc 18, 1), então temos a esperança de podermos vencer a “batalha” na busca da paz. Este foi o grande pedido de Nossa Senhora de Fátima aos 3 pastorzinhos: “Rezem o Terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.
Não podemos agradecer o suficiente pelo fato de que, no Brasil, vivemos sem guerras, mas isso não quer dizer que estamos livres de outras ameaças. Enfrentamos outras “batalhas” e “guerras” que, de modo especial, atingem nossas famílias: a batalha contra as drogas, contra a violência, contra as separações, contra a corrupção, contra as influências negativas dos meios de comunicação e contra todos os “ismos” – egoísmo, comodismo, individualismo, hedonismo (busca do prazer) e tantas outras batalhas.
Mãe, Rainha e Vencedora
No Movimento de Schoenstatt invocamos Maria como Mãe, Rainha e Vencedora. A palavra “Vencedora” foi a última a ser acrescentada no título; nela está expressa a realidade que Maria sempre ajudou o Movimento a vencer as situações difíceis, no decorrer de sua história. Ela protegeu o Santuário das bombas, durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial; libertou o Pe. Kentenich do Campo de Concentração de Dachau e, por sua intercessão, após 14 anos de exílio, conduziu novamente o Fundador ao seio de sua Família, após sua reabilitação pela Igreja, o que lhe possibilitou dar continuidade à sua missão.
E nós? Quantas batalhas vencemos com a ajuda da Mãe e Rainha?
Por que não tomar novamente o Terço nas mãos e, com muita devoção e fé, rezar pela salvação de nossas famílias? A Mãe de Deus quer celebrar novas vitórias, mas conta com a nossa colaboração. “Retomar a recitação do Rosário em família significa inserir na vida diária imagens bem diferentes – as do mistério que salva: a imagem do Redentor, a imagem de sua Mãe Santíssima. A família que reza unida o Rosário, reproduz em certa medida o clima da casa de Nazaré:
- Põe-se Jesus no centro;
- Partilhamos com Ele nossas alegrias e sofrimentos;
- Colocamos em suas mãos nossas necessidades, sonhos e projetos;
- A Ele entregamos o nosso coração para que em nosso lar reine sempre a paz, a esperança e a força para o caminho.”
Ensinar o valor da oração do Terço
Queremos difundir o Rosário, pois ele é um caminho espiritual em que Maria se faz mãe, mestra e guia, e apoia cada filho com sua poderosa intercessão. Muitas famílias não sabem disso e precisam da nossa ajuda, por isso queremos tornar-nos missionários, difundir a oração do terço na própria família, entre amigos, vizinhos e conhecidos.
Desde o início de sua missão, Sr. João Pozzobon aproveitou a oração do terço nas famílias, quando levava a Imagem Peregrina para fazer sua evangelização. O Rosário permanece ainda hoje, um instrumento valioso na bagagem pastoral de todo o bom evangelizador.
Aqui você encontra uma proposta de oração do Rosário, inspirado na vida de João Pozzobon
______________
Roteiro de Encontros – Mãe e Rainha, ensina-nos a rezar em família
João Paulo II, Rosarium Virginis Mariae. N.41