(O Pe. José Kentenich foi consagrado diante desta imagem de Nossa Senhora do Rosário)
Igreja celebra hoje Nossa Senhora do Rosário
Ir. Marcia Maria Gusmão – Quantas vezes na história da Europa se comprovou que a oração do terço trouxe a vitória sobre os perigos de invasões de outros povos. Aconteceu que após a vitória contra a invasão dos turcos em Lepanto, o Papa Pio V instituiu, em 1572, a festa de Nossa Senhora do Rosário, celebrada hoje, 07 de outubro.
As guerras continuam existindo, trazendo tantos males aos povos, por isso é tão importante que continuemos implorando a paz. Quando fazemos nossos pedidos comunitários, em sintonia com o convite de Cristo para “orar sempre, sem desfalecer” (Lc 18, 1), então temos a esperança de podermos vencer a “batalha” na busca da paz. Este foi o grande pedido de Nossa Senhora de Fátima aos 3 pastorzinhos: “Rezem o Terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.
Não podemos agradecer o suficiente pelo fato de que, no Brasil, vivemos sem guerras, mas isso não quer dizer que estamos livres de outras ameaças. Enfrentamos outras “batalhas” e “guerras” que, de modo especial, atingem nossas famílias: a batalha contra as drogas, contra a violência, contra as separações, contra a corrupção, contra as influências negativas dos meios de comunicação e contra todos os “ismos” – egoísmo, comodismo, individualismo, hedonismo (busca do prazer) e tantas outras batalhas.
Mãe, Rainha e Vencedora
No Movimento de Schoenstatt invocamos Maria como Mãe, Rainha e Vencedora. A palavra “Vencedora” foi a última a ser acrescentada no título; nela está expressa a realidade que Maria sempre ajudou o Movimento a vencer as situações difíceis, no decorrer de sua história. Ela protegeu o Santuário das bombas, durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial; libertou o Pe. Kentenich do Campo de Concentração de Dachau e, por sua intercessão, após 14 anos de exílio, conduziu novamente o Fundador ao seio de sua Família, após sua reabilitação pela Igreja, o que lhe possibilitou dar continuidade à sua missão.
E nós? Quantas batalhas vencemos com a ajuda da Mãe e Rainha?
Por que não tomar novamente o Terço nas mãos e, com muita devoção e fé, rezar pela salvação de nossas famílias? A Mãe de Deus quer celebrar novas vitórias, mas conta com a nossa colaboração. “Retomar a recitação do Rosário em família significa inserir na vida diária imagens bem diferentes – as do mistério que salva: a imagem do Redentor, a imagem de sua Mãe Santíssima. A família que reza unida o Rosário, reproduz em certa medida o clima da casa de Nazaré:
- Põe-se Jesus no centro;
- Partilhamos com Ele nossas alegrias e sofrimentos;
- Colocamos em suas mãos nossas necessidades, sonhos e projetos;
- A Ele entregamos o nosso coração para que em nosso lar reine sempre a paz, a esperança e a força para o caminho.”
Ensinar o valor da oração do Terço
Queremos difundir o Rosário, pois ele é um caminho espiritual em que Maria se faz mãe, mestra e guia, e apoia cada filho com sua poderosa intercessão. Muitas famílias não sabem disso e precisam da nossa ajuda, por isso queremos tornar-nos missionários, difundir a oração do terço na própria família, entre amigos, vizinhos e conhecidos.
Desde o início de sua missão, Sr. João Pozzobon aproveitou a oração do terço nas famílias, quando levava a Imagem Peregrina para fazer sua evangelização. O Rosário permanece ainda hoje, um instrumento valioso na bagagem pastoral de todo o bom evangelizador.
Aqui você encontra uma proposta de oração do Rosário, inspirado na vida de João Pozzobon
______________
Roteiro de Encontros – Mãe e Rainha, ensina-nos a rezar em família
João Paulo II, Rosarium Virginis Mariae. N.41