Foto: Abertura do jubileu, em julho de 2019
50 anos: temos muito a dizer, a ouvir e a agradecer…
Ir. Elvira Maria Perides Lawand – No próximo dia 8 de julho o Santuário da Vila Mariana, em São Paulo/SP, completa 50 anos. A festa aconteceu no último domingo,05 de julho, com uma carreata e a Santa Missa presidida pelo Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer (saiba mais).
Festejar o jubileu do Santuário é motivo de muita alegria e gratidão. A Família de Schoenstatt preparou-se para este dia jubilar durante um triênio em que cada ano foi dedicado aos três pontos de contato do Santuário:
2018: Ano do Pai
2019: Ano da Mãe de Deus
2020: Ano do Santuário
Tivemos como lema: Ancorados no Pai, com a Rainha da Aliança, tornar o Santuário, pérola oculta, farol luminoso para São Paulo.
O objetivo que norteou a preparação foi:
Tornar o Pai e Fundador, A Mãe de Deus e o Santuário mais conhecidos.
Transformar o espaço do Santuário numa nova terra mariana
Muita vida surgiu nesses anos, fecundando sempre mais o Capital de Graças do Santuário e a consciência de que participamos de uma Obra agraciada e abençoada.
Cada ramo do Movimento, assim como as dioceses e regiões da Campanha da Mãe Peregrina, recebeu uma parte do Santuário para ser conquistada. Isso trouxe muita vida e empenho pelo Projeto Farol Luminoso. Diariamente rezamos a oração jubilar, preparando o grande dia.
Com alegria e esperança iniciamos o ano de 2020. O planejamento estava pronto, em que cada Diocese da Campanha da Mãe Peregrina tinha seu Dia Jubilar ao longo do primeiro semestre, os ramos do Movimento se preparando para os festejos jubilares.
A Providência Divina tinha outro plano…
Em meio à pandemia do coronavírus, celebrando o jubileu: Como fazer? O que fazer?
As Irmãs de Maria, conscientes do desejo de toda Família de Schoenstatt e dos Peregrinos em estarem no Santuário, diariamente fizeram guarda de honra à Jesus e à Mãe e Rainha e levavam a todos diante deles e rezaram por todos.
A Santa Missa foi celebrada e transmitida durante a quaresma e no tempo pascal. No mês de maio, rezamos o terço e às quartas-feiras e domingos a Celebração da Santa Missa. Cada dia uma diocese e um ramo do Movimento responsabilizou-se pela oração, com a participação virtual em grande número de pessoas.
A Juventude Feminina e a Juventude Masculina promovem, semanalmente, a oração do Terço pelo Instagram com a participação de membros do Movimento em cada mistério. Também conta com a participação de muitas pessoas durante o momento às quartas-feiras 20 horas.
Romarias virtuais de cada Dioceses e Regiões, da Arquidiocese de São Paulo, da Campanha da Mãe Peregrina foram realizadas, com a participação de muitas pessoas.
Aos dias 18 fizemos a tradicional romaria ao Santuário, com a Santa Missa e a queima das contribuições ao Capital de Graças. No último dia 18 do mês de junho, que antecedeu o jubileu, foi proposta a “Campanha da Oração da Confiança” com as intenções: gratidão pelo Santuário, pela concretização do Projeto Farol Luminoso e pelo término da Pandemia. Todos se empenharam com a oração, alcançando um grande número – 2.345.605 – que surpreendeu a todos e nos estimulou a continuar com a oração em caráter particular.
Assim chegamos às portas do jubileu e uma novena foi elaborada em preparação ao dia jubilar. Esta novena teve como objetivo a preparação próxima do jubileu e da Coroação ou renovação da coroação de todas as imagens de nossa Mãe e Rainha, tanto aquelas que estão nos lares, nos ambientes de trabalho, como nos Santuários Lares e da Mãe Peregrina. Além da Imagem do nosso Santuário Lar, todas as outras Imagens que temos em nossa casa podem ser coroadas.
A oração aprofundou o título da Rainha da Confiança Vitoriosa no Pai, seguida das virtudes que rezamos na oração do Hino de Minha Terra: Confiança Vitoriosa, Alegria Vitoriosa, Caridade Vitoriosa, Pureza Vitoriosa, Verdade Vitoriosa, Liberdade Vitoriosa, Esperança Vitoriosa, Aliança Vitoriosa, Coroa Vitoriosa. Assim todos se uniram com a proximidade da data em uma aliança fraterna e com a Mãe e Rainha.
Com a conquista da coroa surgiu muita vida e estímulo no seu apostolado por Schoenstatt, como também agradecendo as graças recebidas no Santuário e na oferta do Capital de Graças no cunho apostólico do Schoenstatt e saída pela cura da Pandemia e saúde de todos do mundo.
Após 50 anos podemos contemplar a história do Santuário e agradecer a Eterna Trindade e a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt pelos frutos que hoje colhemos e pelas graças recebidas. Este Santuário é a Pérola Oculta que se transforma em Farol Luminoso para São Paulo e mais além.
Fonte: schoenstatt.org.br