O quadro da Mãe e Rainha é entronizado numa paróquia de Niterói

Maria Corina Tozo Abreu / Karen Bueno – “Vocês podem ver que não há nada de mais e é tudo muito simples, mas nós queríamos, em primeiro lugar, demarcar um lugar para ela. O cantinho dela vai ser esse

[…] Providencialmente ele é pequenino, reservado e, por isso, aconchegante, da mesma forma como tudo começou, com o Santuário”, diz o Pe. Gustavo Cola, pároco da Basílica Nossa Senhora Auxiliadora, de Niterói/RJ, na cerimônia de entronização do quadro da Mãe e Rainha de Schoenstatt no interior desta igreja.

Junto com o padre, um pequeno grupo de missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt reuniu-se no último dia 25 de março de 2021. Na Solenidade da Anunciação do Senhor, cheios de gratidão a Deus e à Mãe e Rainha, eles acolheram a imagem da Mãe de Deus na Basílica, estabelecendo um lugar especial de oração.

“Nós quisemos fazer essa homenagem a Nossa Senhora, nesse título de Mãe e Rainha de Schoenstatt, justamente para agradecer a Deus e ao Movimento pelo trabalho de evangelização que é feito em nossa paróquia com as imagens da Mãe Peregrina. São tantos lares em nossa comunidade, no nosso território, onde a palavra de Deus chega por meio dessa imagem, por meio das reflexões, da consagração. Muitas famílias são visitadas, famílias que, às vezes, nem sabem a importância de se vir à Igreja. Essa é uma forma da Igreja ir até elas, por isso este trabalho é tão importante”, explica o Pe. Gustavo e acrescenta: “A gente quer que a presença desse quadro possa lembrar o trabalho que acontece em nossa paróquia [com a Mãe Peregrina]”.

A singela cerimônia de entronização não pode contar com grande número de pessoas presentes, pelo momento de distanciamento social. Mesmo assim, foi preparada com carinho e conduzida com cantos e preces, especialmente pedindo à Mãe Três Vezes Admirável “a graça da saúde e a libertação dessa pandemia; que ela se mostre Mãe carinhosa, Mãe Protetora e Auxiliadora”. Em seguida houve adoração ao Santíssimo e a Santa Missa.

A coordenadora paroquial da Campanha, Elza Maria Paiva Cardoso, lembrou que o quadro foi abençoado no Santuário Original de Schoenstatt, na Alemanha e comenta: “Hoje é o dia do sim de Maria, dia da Anunciação. Quando o Pe. Kentenich a convidou para se estabelecer no Santuário, ela deu um sim e daquele ‘santuariozinho’ tão pequeno jorram graças ao mundo inteiro; ela continua hoje dando esse sim todos os dias em nossas vidas”.

Atualmente, na Basílica Nossa Senhora Auxiliadora, cerca de 480 famílias recebem a visita da Mãe Peregrina e do Menino Jesus em seus braços; além disso, duas imagens visitam as casas dos enfermos, com nove famílias cada.

Agora, com esse quadro presente na paróquia, o desejo do pároco é de que o olhar da Mãe alcance muitos corações: “Que a gente viva a graça de estar com a Mãe e Rainha, que gente possa aproveitar sempre desse olhar que acalma, que consola – e como estamos precisando disso neste tempo! Tinha que ser nessa hora, nesse momento mais difícil da pandemia, para a Mãe estar presente ao nosso lado, é um presente para nós”.