Encontro diocesano online da Campanha

Juliana Dorigo– O Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina, de Atibaia/SP, realizou no último domingo (23/05), o encontro online de formação com os coordenadores e missionários representantes de Diamantina/MG, Pouso Alegre/MG, Luz/ MG, Aerado/MG, São Sebastião do Paraíso/MG, Palmas/TO, Porto Nacional/TO, Manaus/AM, Paranaíba/MS, Três Lagoas/MS e Caraguatatuba/SP.

A formação foi conduzida pela coordenadora do Secretariado, Ir. Ana Maria dos Santos Lima. “Esse encontro é aquele que acontece presencial na diocese de vocês uma vez por ano, mas devido a pandemia não pode ser realizado. Aprendemos a mexer com as ferramentas online para poder proporcionar esse encontro (…) o que nos une é o nosso amor pela Mãe Peregrina de Schoenstatt”.

Na primeira parte da formação, os participantes puderam fazer uma reflexão sobre o Ano João Pozzobon (prorrogado até setembro de 2021) e seus desafios, frutos e missão. No ano de 2020, a Campanha completou 70 anos, em meio a tanta expectativa aconteceu o inesperado: a pandemia. Será que a Campanha conseguiu colher frutos neste tempo? A resposta é sim!

A Ir. Ana Maria explica: “João Pozzobon ganhou esse ano dedicado a ele porque nós queremos aprender do espírito do Pozzobon, a evangelizar as famílias. Assim, nós começamos o ano de 2020, o ano jubilar da Campanha, projetamos muitas coisas para celebrar bem esse aniversário de 70 anos e aprender com o espírito missionário de Pozzobon, mas aí veio a pandemia nos abrigando a recuar. Dúvidas, incertezas, medo… foram vários os questionamentos. (…) Hoje nós vamos ver que foram muitos os desafios, mas que nem tudo esteve perdido”.

Em meio a tantos desafios, restrições e medo do desconhecido, a Campanha da Mãe Peregrina surge através das inúmeras iniciativas pelo Brasil de missionários e coordenadores que conseguiram enfrentar as dificuldades. Em um momento de partilha, missionários e coordenadores partilharam suas iniciativas como forma de inspiração. “A partir dessa convicção nós vivenciamos o primeiro ano João Pozzobon e aprendemos com ele que a Campanha não pode parar. (…) Maria se encaminha as famílias levando as graças do Santuário, essas graças que o Homem de hoje, afetado pelas consequências da pandemia do coronavírus, tanto necessita.”, disse Ir. Ana Maria.

Minha família: terra maravilhosa

Na segunda parte da formação, a Ir. Ana Maria falou sobre o Roteiro de Encontro “Minha família: terra maravilhosa”, que está sendo trabalhado pela Campanha com as famílias que recebem a Imagem da Mãe Peregrina. O Roteiro se une as outras iniciativas da Igreja como o Ano São José e Ano Família Amoris Laetitia, que foram proclamados pelo Papa Francisco, como ações concretas com o mesmo objetivo: a família.

“Nós como Campanha da Mãe Peregrina queremos nos inserir nesta corrente porque somos Igreja, pertencemos a esta Igreja, nós queremos nos inserir neste trabalho em prol da Igreja (…). A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt desde o seu nascimento é uma ação evangelizadora da família”, comenta Ir. Ana Maria.

Peregrinação online ao Santuário

Com a ajuda da tecnologia da comunicação, os participantes puderam peregrinar de forma online até o Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, para um momento de oração com a Ir. M. Nelly Mendes, Ir. Juliana Maria Nogueira e Pe. Francisco José Lemes Gonçalves, que conduziu a adoração com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Com a alegria e gratidão e com o espírito missionário renovado, os coordenadores e missionários abriram suas casas para receber o Santuário, colocando diante da imagem de graças da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt as intenções de cada coração. O encontro se encerra com o objetivo de que cada participante possa levar as inspirações da formação para a realidade de cada comunidade.

Confira as fotos

Encontro de formação 23/05/2021