No dia 2 de setembro a cidade de Piedade/SP acolheu o encontro Arquidiocesano da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

No Pátio do Divino, o salão de festas da Paróquia N. Sra. da Piedade, aproximadamente 800 pessoas se reuniram para participar do encontro que contou a presença de representantes de todas as 12 cidades que compõem a Arquidiocese de Sorocaba. Entre os participantes, estiveram presentes seminaristas e diáconos que, em suas paróquias acompanham o trabalho dos coordenadores e missionários.

O espaço do salão, com capacidade total para 1500 pessoas foi dividido em dois ambientes preparados para o momento formativo e para as refeições. Foram servidos o café da manhã na chegada e para o almoço, uma saborosa feijoada.

Na parte da manhã, a abertura do encontro foi realizada por meio da oração conduzida pelo Diác. Rosário. Na sequência, a Ir. Márcia Maria Gusmão, do Secretariado de Atibaia, apresentou o tema de formação com foco no Ano Nacional do Laicato e na celebração dos 50 anos de falecimento do Pe. José Kentenich, fundador da Obra de Schoenstatt.

Um momento importante do encontro foi a presença de Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo de Sorocaba que foi acolhido com grande alegria por todos os participantes. De sua parte, Dom Júlio manifestou sua satisfação de ver tantos leigos reunidos, e deixou uma mensagem de encorajamento a todos que se empenham nesta missão, levando Maria aos lares de tantas famílias. Enfatizou a importância de não se deixar enganar: “Devemos ter a certeza de que, levar Maria, é levar Jesus! Onde está Maria, ali ela faz presente o seu Divino Filho. É isso que o mundo precisa: encontrar-se com Jesus. E Maria tem essa missão junto a seus filhos amados.”

Após o almoço, seguiu-se a programação com a Celebração Eucarística, realizada na Igreja Matriz N. Sra. da Piedade. Para isso, foi organizada uma peregrinação até a Igreja. A Guarda Civil Metropolitana cuido de organizar o trânsito para que os peregrinos pudessem caminhar em segurança.

A Santa Missa foi celebrada pelo Padre Washington Ribeiro e concelebrada pelos sacerdotes Júlio César Fernandes, Ricardo Cirino Vaz, pároco e vigário da Paróquia onde se realizou o encontro.

No envio, cada participante recebeu uma vela e um pouco de sal, que foram abençoados. Sinais de que a Mãe e Rainha de Schoenstatt, ao final deste encontro, envia seus filhos e missionários como sal e luz para transformar o mundo em que vive, numa terra mariana.

Fotos: José Garcia / Pascom Arq. Sorocaba
Enc. Arq. Sorocaba