Homenagem prestada a um sacerdote panamenho

O Pe. Rómulo Aguilar Sánchez, sacerdote schoenstattiano da Arquidiocese do Panamá, foi nomeado “Capelão de Sua Santidade”. No próximo dia 9 de setembro de 2019 ele receberá este título honorário que é concedido pelo Papa.

Pe. Romulo tornou-se um dos grandes líderes do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Panamá. Recentemente ele foi o coordenador geral do Comitê Organizador Local da JMJ, se encarregando de supervisionar todas as comissões que trabalhavam simultaneamente pela realização do evento. Por esse motivo, no início do ano, recebeu a “Chave da Cidade” do Panamá ao fim da Jornada Mundial da Juventude.

Nota do Arcebispo

Na qualidade de Arcebispo do Panamá, informo que recebi, por meio da Nunciatura Apostólica, a comunicação que o Papa Francisco nomeou ao Reverendo Padre Rómulo Aguilar, do clero da Arquidiocese do Panamá, “Capelão de Sua Santidade”.

Essa designação do Padre Romulo Daniel Aguilar é um sinal do apreço que tem o Santo Padre por esta Igreja no Panamá e do reconhecimento à trajetória de entrega e comprometimento deste querido sacerdote.

Os capelães de Sua Santidade têm como vestimenta a batina de cor roxa e faixa de seda roxa. Esse título honorário implica o tratamento de Monsenhor.

Na celebração da Solenidade de Santa Maria la Antigua, no próximo 9 de setembro, na Catedral Basílica, às 10 horas, será realizada a cerimônia de entrega deste título honorário.

† José Domingo Ulloa Mendieta
Arcebispo do Panamá

O que é o título?

O título é dado a um sacerdote católico pelos serviços prestados à Igreja, bem como pelos seus méritos pessoais. É um reconhecimento, pelo próprio Papa, do exemplo de obediência às autoridades eclesiásticas e trabalho pastoral em benefício do Povo de Deus. Os Monsenhores, ainda que não recebam com sua nomeação um cargo, propriamente dito, passam a integrar o anuário pontifício e têm precedência entre os outros sacerdotes.

No início de 2014, o Papa Francisco mudou as regras de concessão do título, como Capelão de Sua Santidade, somente aos padres seculares com mais de 65 anos, cujos nomes devem ser propostos pelo ordinário local.

 

Durante o encontro do Papa com os voluntários, Pe. Romulo, coordenador geral do Comitê Organizador Local, dirige as palavras de agradecimento ao Santo Padre (foto: Jornada Mundial da Juventude 2019 oficial)

 

Com informações de: arquidiocesisdepanama.org

Fonte: schoenstatt.org.br