Cerca de 40 pessoas da cidade Maricá/RJ, que pertence a arquidiocese de Niterói/RJ, participaram do 6° retiro de famílias e missionários da Campanha da Mãe Peregrina, entre os dias 06 e 08 de dezembro, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP. Um momento especial na casa da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Os presentes foram recebidos pela Ir. M. Marcia Maria Gusmão, que iniciou o retiro com a oração do Terço, meditando sobre os passos de João Pozzobon, iniciador da Campanha.

No sábado, dia 06, iniciaram-se as palestras. A primeira, com o tema: “O perfil do missionário segundo o exemplo de João Luiz Pozzobon”, que foi ministrada pela Ir. M. Marcia Maria. Em seguida, as famílias e os missionários se dividiram em grupos para realizar um aprofundamento do tema da palestra.

Seguindo com a programação, os grupos participaram das oficinas: “Nova Terra Mariana”, “Uma Viagem com Pozzobon”, com a Ir. M. Marcia Maria e “Mão no Arado”, com a Ir. Ana Maria dos Santos Lima. Logo após, todos participaram da Santa Missa, que foi presidida pelo Capelão do Santuário, o Pe. Francisco José Lemes Gonçalves.

O sábado encerrou com uma sessão de cinema especial com o filme documentário “Alguém deve ir à frente”, que conta a história do Pe. José Kentenich, Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

“Sentimos em cada gesto, em cada sorriso, a presença de Maria. Nos sentimos realmente acolhidos, nós que vivemos num mundo tão corrido, atribulado, pudemos vivenciar momentos tão ricos em espiritualidade, faz com que arda cada vez mais a chama do amor a Deus e a nossa Mãe! Viemos com o coração esperançoso, de que o amor à Deus é sempre o maior! Muitas dúvidas foram esclarecidas, muitas experiências foram lembradas, muitos corações foram renovados, nos dando força para prosseguir. João Pozzobon foi um homem verdadeiramente santo, incansável que se consumiu para evangelizar. Temos sempre que toma-lo como exemplo. Não importa os pés cansados, o que fizemos até aqui, não foi nada. As famílias tem sede de Deus e nós precisamos ser o instrumento para saciar essa sede e apontar o caminho através de Maria a Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt”, comenta Sandra Regina da Silva Lima.

No domingo, dia 08, as famílias e os missionários participaram logo pela manhã, da palestra: “Seguindo os passos de João Luiz Pozzobon!”, com a Ir. Ana Maria. O encerrou com a Santa Missa, onde todos foram enviados aos seus lares, com as graças do Santuário e o espirito da missão renovado: “Levem a imagem de Nossa Senhora e dêem-lhe um lugar de honra nos vossos lares. Assim eles se converterão em pequenos santuários nos quais a imagem de graças mostrará o poder das suas graças, criando uma santa terra familiar e formando santos membros na família”.

[1]

Veja mais fotos

5° Retiro de missionários e famílias 2019

 

[1] Pe. José Kentenich: Carta de Santa Maria