Missionários, coordenadores e famílias à sombra do Santuário de Atibaia/SP
Cerca de 170 pessoas, representantes de Uberlândia/MG e Vitória/ES, participaram do retiro de coordenadores, missionários e famílias da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, nos dias 2 e 3 de dezembro, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP.
O retiro é uma oportunidade de um profundo diálogo com Deus, nos momentos de oração, além de partilhas de realidades diferentes das comunidades que atuam na Campanha. A equipe de coordenadores da Diocese de Uberlândia fala sobre o desafio de reunir tantas pessoas para este momento.
“É sempre uma oportunidade única de espiritualidade. Pensando nisso e se colocando em missão a Equipe Diocesana assume esta tarefa com empenho, dedicação, responsabilidade e muito amor. (…) A maior lição que levamos do retiro é o quão somos filhos amados do Pai que nos oferece a Mãe acolhedora. No Santuário, a Mãe de Deus nos ensina o valor da humildade, da dedicação e carinho, pois cada espaço foi organizado para acolher aos peregrinos. A Mãe nos transforma porque aprendemos a confiar no silêncio da oração. A vivência deste retiro reforça a missão que Maria é peregrina e nos presenteia com a chama da esperança e podemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance. Na certeza de enchermos as talhas do Capital de Graças, transbordando em nós o ardor missionário e o incentivo da ação. Estaremos sempre prontos para a missão em nossa diocese.”
Estar no Santuário é uma oportunidade especial. Yone Mello Crespo, de Vitória/ES, comenta: “Cada romaria ou retiro que participo à sombra do Santuário é uma oportunidade de cultivar a paz, virtudes e pureza junto à Jesus e Maria. Renovo minhas forças em servir a Mãe e Rainha e a missão à serviço da Igreja”.
Doris Meirelles, de Vitória/ES, compartilha: “É uma experiência única, forte e rica. O Santuário é um lugar com uma espiritualidade que nos impulsiona e nos enche de certeza de que nunca estamos só nesta linda missão”. “O retiro é uma renovação espiritual, me fortalecendo para continuar a missão a mim confiada. A maior lição é que não posso perder nunca a esperança, mesmo diante das dificuldades encontradas, seja com as famílias ou com as missionárias permitindo que o Espírito Santo haja sobre mim e me guie sempre”, finaliza Virginia Matos.
Este foi o último retiro preparado pelo Secretariado para o ano de 2023. As próximas datas serão divulgadas com o calendário de atividades, em 2024.