A Coordenação Diocesana da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, de Uberlândia/MG, participou de diversas atividades da Diocese, vivenciando a Igreja sinodal em unidade, destacando o exemplo missionário de João Pozzobon, e dos leigos que se dedicam a levar a Mãe de Deus ao encontro daqueles que mais necessitam por meio da Campanha.

Seguindo os passos de João Pozzobon

De 10 a 12 de novembro aconteceu o Retiro/Assembleia Eletiva de Diáconos e Esposas do Regional Leste II (MG), com o tema “Corpo diaconal e diaconia familiar’ e lema ‘eu e minha família servimos ao Senhor” (Js 24,15), onde os membros da Campanha da Mãe Peregrina, Marcia R. S. Bortolini e o casal Maria do Rosário Silva e Cláudio Rodrigues, levaram aos presentes uma mensagem falando da importância da vida e missão do Servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon, iniciador da Campanha e que está a caminho dos altares para ser o próximo santo brasileiro.

Os 140 participantes do encontro receberam a oração pela beatificação do ‘incansável peregrino’ que dedicou sua vida para levar a Mãe e Rainha e salvar às famílias. O Diácono Horácio Nelson Tavares, presidente da Comissão Diocesana dos Diáconos e da Comissão Regional dos Diáconos do Leste 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) relata: “Neste evento falou-se muito do espírito missionário de João Pozzobon, de ser uma Igreja que se põe a caminho, enfrentando as dificuldades, a fim de evangelizar. E este ‘ser Igreja em saída’ do Servo de Deus, serviu para animar os que estavam presentes no retiro, que puderam assim se identificar com o Diácono João Luiz Pozzobon. O diácono é ordenado, também, para o anúncio da Boa Nova, para a missão. Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que ao conhecer um pouco mais de João Pozzobon, os diáconos sentiram-se mais animados e dispostos a vivenciar com mais ardor o ministério diaconal”.

Instrumento de evangelização

Com o tema “Uma Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Fraternidade”, os coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina participaram da 3ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho do Laicato da Diocese de Uberlândia (CLDU), falando sobre ser instrumento de participação ativa do leigo na Igreja.

A Campanha da Mãe Peregrina é um instrumento de evangelização por meio dos leigos que aceitam a missão de levar a imagem da Mãe de Deus e Jesus ao encontro das famílias, comércios, hospitais, presídios, escolas, entre outros. A participação da Campanha nas comunidades se reflete na abordagem que a vice-presidente do CLDU, Cristina Aparecida Fernandes Camilo, ao dizer: “De acordo com São Paulo Apóstolo, a Igreja é o Corpo Místico de Cristo, Ele é a cabeça e nós somos os membros. O Corpo de Cristo é formado por muitas pessoas, que têm dons diferentes, mas que têm em comum um coração transformado pelo poder do Salvador. As várias partes deste corpo constituem a Igreja, que é a esperança e a luz para o mundo. Sendo assim, os leigos que fazem parte da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt estão trilhando o seu caminho de acordo com o projeto de Jesus Cristo. Pois, o CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil), além de ser um organismo de comunhão com os demais organismos da Igreja, busca a formação de um laicato consciente de sua vocação e missão, em suas diferentes expressões e carismas, para que se reconheçam como sujeitos eclesiais, discípulos missionários de Jesus Cristo, fiéis ao Evangelho para a construção de uma Igreja verdadeiramente evangelizadora”.

 

 

 

Equipe de Coordenação Diocesana – Diocese de Uberlândia/MG
Márcia Rejane Sordi Bortolini (Coordenadora Diocesana da Campanha da Mãe Peregrina
Erli Gonçalves de Borba Marinho (Coordenadora da Forania São Paulo)
Julia Maria Costa Cruz (Coordenadora da Forania Santa Teresinha)
Luciana Ribeiro da Silva Rodrigues (Coordenadora da Forania São Lucas)
Maria do Rosario Silva e Cláudio Rodrigues (Coordenadores da Forania São Mateus)
Marisa de Jesus Márcio (Coordenadora da Forania São João Evangelista)
Marly Teixeira Moraes (Coordenadora da Forania São Marcos)