Con­junção da ação divina e da colaboração humana

Juliana Dorigo – “Tudo o que eu fizer, que seja para agradar mais a Ma­ria, como seu verdadeiro instrumento”. Foi a frase que o Servo de Deus, o Diácono João Luiz Pozzobon, disse sobre a sua missão de levar a Mãe Peregrina ao encontro das famílias.

Um gesto simples, mas rico de fé, levando a imagem de Maria com seu Filho de casa em casa. “Nunca se poderá explicar, totalmente, a misteriosa con­junção da ação divina e da colaboração humana. E certo: na­da podemos sem a graça. Porém, por outro lado, a ação de Deus depende de nossa generosa cooperação com Ele”.

O que é preciso para ser missionário?

Para ser missionário é preciso alguns requisitos como: dar testemunho de vida cristã; ter disposição para evangelizar e identificar-se com a espiritualidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt; comprometer-se com a missão e realizar seu trabalho com responsabilidade; liderança e dinamismo; ter um bom relacionamento com o pároco, com seu coordenador e com as famílias; ter disponibilidade e condições para visitaras famílias periodicamente e buscar constante formação (material e palestras).

Ser evangelizador

A função dos missionários é primeiramente, ser evangelizador com as famílias, motivando-as a se engajar com a comunidade, na participação da Santa Missa e dos sacramentos da Igreja, despertando as virtudes cristãs, além de rezar e oferecer contribuições ao Capital de Graças pelas famílias que lhe foram confiadas, com fraternidade e verdadeiro espírito cristão.

Com a proteção da Mãe e Rainha

João Pozzobon durante suas missões disse: “Quando é algo de Deus, algo divino, um homem sozi­nho pode mover o mundo…Com a proteção da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, consigo ser vence­dor de minhas dificuldades”.

Assim como um dia fez Pozzobon, podemos seguir como instrumentos nas mãos de Maria como missionários da Mãe Peregrina, levando-a ao encontro daqueles que necessitam de sua presença, ensinando as famílias a rezarem unidas.

Ref: Esteban J. Uriburu, livro: heroi hoje e não amanhã