Eu, Maria Inez Gusmão da Silva, tenho 66 anos e resido na cidade de Peabiru/PR. No ano de 2019, no mês de outubro, durante um exame de rotina, foi detectado um nódulo cancerígeno no seio. Fiz a cirurgia em novembro do mesmo ano e comecei o tratamento com quimioterapia no dia 3 de janeiro de 2020. A cada 21 dias ia até Cascavel/PR para o tratamento, num total de 6 sessões de quimioterapia.

No mês de maio iniciei as 30 sessões de radioterapia. Durante 6 semanas, de segunda a sexta-feira permanecia em Cascavel/PR para o tratamento. Antes de cada sessão de quimioterapia, passava por consulta com a médica oncologista. Antes da quarta sessão, a médica que me atendeu naquele dia me perguntou: “a senhora vai fazer a primeira sessão?” Eu respondi que já era a quarta e ela se admirou, pois eu tinha uma aparência forte e corajosa, apesar do tratamento tão sofrido. Normalmente, os pacientes passam muito mal em consequência das diversas reações. Então, eu contei a ela o meu segredo: a vida de oração.

Eu disse a ela que rezo sempre e tenho muita fé no Pe. José Kentenich, na Mãe e Rainha. Aproveitei a oportunidade e contei para ela um pouco sobre eles. Agradeço todos os dias as graças recebidas em minha família. Desde que soube que teria que passar por esse tratamento, comecei a suplicar a intercessão do Pe. José Kentenich e da Mãe e Rainha da Misericórdia e do Acolhimento, em meu Santuário-Lar para que depois de cada sessão de quimio e radioterapia eu tivesse nenhuma reação ao voltar para casa.

O trajeto de viagem de Peabiru a Cascavel leva em torno de 5 horas. Eu viajava em silêncio, sempre em oração, com o rosário nas mãos. Adquiri o hábito de rezar. Diariamente reservo 1 hora todos os dias, para estar em silêncio e em oração. Rezo muitas Ave-Marias e anoto para o Capital de Graças. Quando minha filha, que é Irmã de Maria de Schoenstatt, veio de férias, logo que terminei o tratamento, enviei por ela ao Santuário de Atibaia/ SP, um total de 10mil Ave-Marias que eu havia rezado em agradecimento.

Obrigada a Deus, nosso Pai, Jesus e sua Santíssima Mãe, Maria! Que do céu, o Pe. Kentenich nos acompanhe e conduza em todos os momentos de dificuldades! Que nos abençoem com saúde. Amém!