Formação e momento de espiritualidade na Diocese de Uberlândia/MG
A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt da Diocese de Uberlândia/MG foi presenteada nos dias 24 e 25 de junho, com a presença da Coordenadora do Secretariado da Campanha, de Atibaia/SP, Ir. M. Marcia Carmo da Silva, para uma programação especial de formação e espiritualidade. Um momento importante para a Diocese que se prepara para comemorar 30 anos da presença da Campanha na região, com a peregrinação da imagem auxiliar da Mãe de Deus pelas paróquias e comunidades.
No sábado, dia 24, com muita gratidão e alegria recebemos o acolhimento do Pe. Marcos Borges Silva. O sacerdote aproximou-nos ainda mais do amor de Jesus conduzindo a Adoração ao Santíssimo Sacramento. “Tivemos uma experiência profunda do amor de Deus pela intercessão da Mãe e Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Aqui na Diocese estamos nos preparando para celebrarmos o nosso jubileu de 30 anos, em todo nosso território diocesano”, comenta o Sacerdote.
A programação continuou com a tarde de espiritualidade na comunidade matriz da Paróquia São Judas Tadeu, com o Santo Terço conduzido pelas crianças dos grupos da Campanha da Mãe Peregrina Infantojuvenil, trazendo uma experiência de amor à Nossa Senhora com alegria e esperança. O terço foi organizado pelo Pe. Olimar Rodrigues, proporcionando um momento especial a todos os presentes.
Ficou como mensagem importante deste dia a necessidade e o compromisso de investir nos grupos Infanto e Jovens, para juntos levar, por Maria e Jesus às famílias. Precisamos cuidar deste bem tão precioso que são nossos pequeninos e assim “resgatarmos” a Campanha Infantojuvenil.
Em seguida, a Ir. M. Marcia convidou-nos a refletir sobre o tema “Campanha da Mãe Peregrina, desperta que é tempo!”. Trazendo aos coordenadores, missionários e famílias a espiritualidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt que “desperta” o povo de Deus para nossa fé, a missão e ao compromisso de evangelizar. Falando também sobre a importância de confiar no amor maternal de Maria. A programação do 1º dia foi encerrada com a Santa Missa, com a solenidade da natividade de São João Batista, que foi presidida pelo Pe. Marcos.
IX Encontro Diocesano
No domingo, dia 25, no Instituto Santa Clara, aconteceu o IX Encontro Diocesano de Formação para Coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina, com a presença de 53 pessoas, representantes das cidades de Araguari/MG, Monte Alegre de Minas/MG, Tupaciguara/MG e Uberlândia/MG, assim contemplando todas as sete Foranias da Diocese.
A formação teve início pela manhã com a peregrinação pelos espaços do Instituto, assim nos identificamos com cada forania ali representada e com o ambiente espiritual próprio daquele local. Na abertura, o Pe. Marcos acolheu a todos com a sua bênção sacerdotal, na Palavra de Deus, durante a leitura do Evangelho (Is 42,1-8) fazendo uma reflexão sobre o “servo escolhido”.
Continuando com a programação, a Ir. M. Márcia acolheu aos participantes com um vídeo enviado pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo Francisco Machado. “Falar de Maria e envolver-se na Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt é uma forma bonita de evangelização, é uma forma de fazer com que a Igreja vá ao encontro das famílias”, disse ele. O Pe. Joaquim da Costa Porto, Pároco da Paróquia São Benedito, também acompanhou a formação, deixando mensagens de acolhimento à missão e contou sua experiência com o Movimento de Schoenstatt. “É sempre uma oportunidade reavivar o encontro com a Mãe Peregrina, cuja presença sempre nos aquece e nos ilumina na caminhada com Jesus. O conhecimento e as informações sempre nos fortalecem na nossa fidelidade a Jesus com o auxílio de Nossa Senhora. Deus abençoe os organizadores desse momento formativo e de espiritualidade. Eu desejo que este Movimento Apostólico de Schoenstatt cresça o tanto quanto possível em nossa Paróquia.”
Logo após, a Ir. M. Marcia falou sobre a importância da atuação de coordenadores de todos os níveis (equipe diocesana, cidade, paróquia e grupo) na preparação rumo aos 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina que vai acontecer em 2025, com o roteiro “Nos passos de João Luiz Pozzobon”.
Foram momentos de estabelecer vínculos que fortalecem a Campanha na Diocese. O encontro trouxe contribuições fundamentais para a formação dos coordenadores, principalmente neste momento em que estamos celebrando 30 anos da presença da Mãe Peregrina. Assim, oferecemos ao Capital de Graças esta formação e espiritualidade. É preciso seguir os passos de João Pozzobon, é tempo de despertar. É preciso alegria e coragem, precisamos nos colocar à serviço de Maria que leva Jesus aos lares. O encontro de coordenadores foi encerrado com a Santa Missa que foi presidida pelo Pe. Marcos.
*Com a colaboração da Equipe de Coordenação da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt da Diocese de Uberlândia/MG.
Márcia Rejane Sordi Bortolini (Coordenadora Diocesana da Campanha da Mãe Peregrina) Erli Gonçalves de Borba Marinho (Coordenadora da Forania São Paulo)
Julia Maria Costa Cruz (Coordenadora da Forania Santa Teresinha)
Luciana Ribeiro da Silva Rodrigues (Coordenadora da Forania São Lucas)
Maria do Rosário Silva e Cláudio Rodrigues (Coordenadores da Forania São Mateus)
Marisa de Jesus Márcio (Coordenadora da Forania São João Evangelista)
Marly Teixeira Moraes (Coordenadora da Forania São Marcos)
Veja mais fotos