Ana Cláudia Pereira* – O último Dia da Aliança, 18 de setembro, foi especial para a família de Schoenstatt da cidade de Ibiporã/PR. Após dois anos de pandemia, os coordenadores, missionários e famílias da Mãe Peregrina se reuniram para a Tarde com Maria. Ana Maria Rezende diz que “o encontro aconteceu na Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, reunindo mais de 100 missionários e cerca de 300 participantes das três paróquias da cidade.”

Transfigurar a realidade pelo Capital de Graças

O momento foi preparado com muito amor e dedicação. No início, as imagens da Mãe Peregrina foram posicionadas pelos missionários de modo a formar um rosário. A partir do roteiro de encontros “Agora tens a melhor ocasião! Transfigura hoje a realidade!”, os presentes rezaram o Santo Terço, contemplando os mistérios luminosos. Por isso, a cada Pai Nosso e Ave Maria rezados, uma vela acesa foi colocada ao lado das imagens.

A vivência também apontou para a importância do Capital de Graças. Famílias derramaram água limpa em um jarro com água suja que, ao final, ficou purificado. Do mesmo modo, as orações, sacrifícios, renúncias e boas obras oferecidas ao Capital de Graças transfiguram a realidade. Em seguida, uma palestra proferida pela Ir. M. Ivone ampliou a compreensão do sentido e valor do Capital de Graças.

Um momento único

Durante a Tarde com Maria, um casal com o filho nos braços ofereceu flores a Nossa Senhora e testemunhou que a vida do pequeno foi um presente recebido de Deus pelas mãos de Maria. Para a missionária Maria Aparecida Nadalin, este foi o momento mais especial. “Sempre me emociono nas Tardes com Maria, mas a entrada da família de Nazaré e seu testemunho foram lindos”, relata.

O Pe. Paulo Ricardo Batista, também de Ibiporã/PR, presidiu a Santa Missa de encerramento do encontro realizado no Dia da Aliança. “Na homilia relacionou a vivência que foi feita antes da Missa que mostrou as jarras com água escura e clara com a eficácia da força do Capital de Graças e aplicou com o evangelho do dia,” recorda Ir. M. Ivone Zenovello.

Fotos enviadas por: Ir. M. Ivone Zenovello

* Ana Cláudia é schoenstattiana colaboradora da Comunicação Oficial

 

Fonte: schoenstatt.org.br