Um novo tempero à Campanha da Mãe Peregrina – Coordenadores do Tabor da Liberdade são chamados a renovar o seu trabalho missionário

No último domingo, 18 de março de 2017, os coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS) da Arquidiocese de Belo Horizonte e diocese de Itabira se reuniram no Santuário Tabor da Liberdade em Confins/MG. Cerca de 300 coordenadores e missionários participaram deste Encontro para receberem orientações para o trabalho do ano. O Encontro teve início no Santuário com uma oração de abertura e em procissão com a Mãe Peregrina Auxiliar da Arquidiocese seguiram para a Tenda de Maria.

Em uma primeira apresentação, os presentes receberam algumas informações que iriam nortear o Encontro. A Igreja celebra o Ano do Leigo e o Movimento de Schoenstatt celebra o Ano do Pai Fundador. Antes mesmo da Igreja se abrir para os leigos, o Pe. Kentenich já tinha a consciência da importância dos leigos para a santificação do mundo. Neste ano especial do Padre Kentenich, o Santuário Tabor da Liberdade está conquistando a estátua do fundador, ano em que este Santuário também comemora 15 anos. A CMPS já está presente há 31 anos nesta Arquidiocese, ou seja, a Campanha é um braço muito importante do Movimento e precisa estar sempre em saída.

Sal e Luz por uma nova terra mariana

A Ir. Adriane Maria de Andrade Barbosa proferiu a primeira palestra da manhã, “Sal e Luz, por uma nova terra mariana”. Este é o lema da Campanha, uma junção do lema do laicato, com o lema do Movimento. O sal é um tempero é algo que dá sabor e conserva. O cristão leigo tem a missão de ser um evangelho vivo no mundo.

Ser essa nova terra mariana é formar homens novos, uma nova sociedade, cumprir o ideal de ser Schoenstatt em Saída.Essa nova terra mariana, começa a partir de sua família. O coordenador, e o missionário, precisa ser exemplo, viver a santidade diária, fazer o ordinário extraordinariamente.

A Ir. Adriane Maria convidou alguns missionários para darem testemunho de como através da Campanha da Mãe Peregrina, da Aliança de Amor, vivenciam a sua missão de leigo.

Ao final da palestra, todos receberam um pequeno pote com sal e uma vela que foi acesa na vela da Aliança e um pequeno pacote de tempero com alguma mensagem motivacional. Simbolizando o ser sal e luz, e sendo convidado a dar um novo tempero no seu trabalho como coordenador ou missionário.

Um novo sabor à coordenação

Após um breve intervalo, o casal Marcelo e Flávia Fernandes – Coordenadores da Região Nossa Senhora Aparecida (RENSA) deram a palestra Dando sabor à minha coordenação. Primeiramente eles explicaram que a exemplo do Padre Kenteniich os coordenadores e missionários devem seguir três pontos: Livre realização da vontade de Deus; Fidelidade e amor à serviço da Igreja; Ir de encontro ao próximo para que este encontre a salvação.

Eles propuseram que a Campanha precisa ser renovada e que para isso precisamos ser católicos, convictos, coerentes (CCC) e marianos, maduros e missionários (MMM). Através da oração, precisa-se movimentar a Campanha, cuidar do crescimento espiritual, não promover apenas reuniões, mas encontros de espiritualidade. A família tem sido constantemente atacada e a nova terra mariana só existirá se cuidarmos das famílias. Por isso o trabalho de evangelização com as famílias é tão importante.

Alguns pontos práticos sobre o material de estudo do ano, foram passados antes do almoço.

Envio

Após o Almoço os coordenadores receberam orientações sobre a conquista espiritual da estátua do Padre Kentenich. A CMPS ficou responsável por conquistar as mãos do Pai Fundador e por isso têm como propósito diário a exemplo do Padre Kentenich ser: mãos que abençoam, mãos que acolhem, mãos que servem, mãos que cuidam e mãos que rezam. Como ponto prático para o Capital de Graças será escrever cartas para os coordenadores, missionários e famílias.

Foi feita uma oração de envio, onde os presentes assumiram o compromisso de serem sal e luz do mundo e ajudarem Schoenstatt na grande missão de Salvar a família, custe o que custar.  O Encontro foi encerrado com a Santa Missa de Renovação da Aliança, presidida pelo padre Marcos Antônio Gomes da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do bairro Boa Vista, Belo Horizonte/MG. Agora os coordenadores devem levar o aprendizado para os seus missionários e estes para sua família, cumprindo o objetivo da Campanha de Evangelização.

 

Veja as fotos desse Encontro aqui

Texto e fotos: Poliane Bôsco