Santuários de Schoenstatt no mistério da Trindade

Por: Pe. Francisco José Lemes Gonçalves

Celebraremos a Solenidade da Santíssima Trindade o mistério de Um só Deus em Três Pessoas. Pessoas estas que invocamos nos inicios de nossas orações particulares e comunitárias. Comunidade de Amor que nos convida a viver em comunhão, respeitando as diferenças, mas unidos no amor que une a Trindade. Iluminados pela Vida Trinitária tudo seria mais harmonioso em todos os aspectos da vida humana.

Os Santuários de Schoenstatt na sua simbologia, nos leva ao mistério trinitário e o fazemos com nossa Mãe e Rainha, Templo Vivo da Santíssima Trindade. Nossos santuários de t refletem isso quando neles adentramos. Acima do Trono de nossa Mãe e Rainha, vemos uma peça sacra em forma triangular que nos remete ao símbolo da Trindade, mas nos leva ao Pai que nos olha misericordiosamente. Um olhar acolhedor, na casa daquela que ele escolheu como sua morada e quer, que por meio dela, sejamos também nós, a morada da Trindade.

Na pequena abóboda do Santuário, está a representação sacra do Divino Espírito Santo com sete pedras vermelhas, simbolizando seus sete dons. Maria envolta pela “sombra do Espírito” gera a Vida, que é Cristo. Dócil ao Espírito diz o seu “sim” e o céu vem morar entre nós. Nossos santuários de Schoenstatt, coberto pela “sombra do Espírito” adentrando-o. Somos como Maria, geradores da Vida que é Cristo.

O Divino Filho se faz presente em seus três momentos: no colo da Mãe, no mistério da Encarnação; na Cruz da Unidade, no mistério da Redenção pela morte de Cruz; no sacrário Vivo e Ressuscitado, é Pão Vivo que nos alimenta e fortalece na nossa caminhada como discípulos missionários.

Então podemos dizer, que nossos Santuários de Schoenstatt são escolas trinitárias, aonde Aquela, a “Cheia de Graça” é nossa educadora e nós fazer templos da Santíssima Trindade. Celebremos esta Solenidade com alegria! Os que peregrinarem neste domingo aos nossos Santuários, deixemo-nos formar por Maria. Quem melhor que Ela nos modelará e nos fará templos dignos para morada da Trindade? Quem melhor que Ela mergulhada neste mistério Trinitário nos introduzirá neste mistério e nos ajudará em nossas comunidades paroquiais, religiosas, presbitérios, vida social e política a refletir esse amor que une a Trindade e já aqui na terra poderemos saborear os “novos céus e nova terra?

 

Rezemos como nosso Pai e Fundador:

“O universo, com alegria, dê glória ao Pai,

No Espírito Santo, em seu esplendor,

Louve-o por Cristo e com Maria,

Agora e na eternidade. Amém!

Foto: Schoenstatt International Communication Office 2014