Você mais perto do Santuário da Mãe e Rainha!
Ir. Nelly Mendes- Neste ano nosso coração está repleto de gratidão por toda bênção recebida pelas mãos de nossa Mãe e Rainha de Schoenstatt, mas ainda estamos vivendo um ano bastante desafiador.
Neste contexto, como um bom Pastor, o Papa Francisco, novamente vem ao nosso encontro. E por ocasião da celebração dos 150 anos da proclamação de São José, Patrono Universal da Igreja, ele nos convida a fazer deste ano, um ano muito especial dedicado a São José.
Em sua carta apostólica Patris Corde, lemos: Com coração de pai: assim José amou a Jesus, designado nos quatro Evangelhos como «o filho de José». (Lc 4,22)
Entre outras, o Papa Francisco nos recorda algumas características da pessoa de São José: Pai amado, Pai na ternura, Pai na obediência, Pai no acolhimento, Pai com coragem criativa, Pai trabalhador e Pai na sombra.
São José assumiu sua missão de guardar a Família de Nazaré, de proteger Jesus com muita responsabilidade.
“Na sociedade atual, muitas vezes os filhos parecem ser órfãos de pai. A própria Igreja de hoje precisa de pais. […]
Ser pai significa introduzir o filho na experiência da vida, na realidade. Não segurá-lo, nem prendê-lo, nem subjugá-lo, mas torná-lo capaz de opções, de liberdade, de partir. […] A lógica do amor é sempre uma lógica de liberdade, e José soube amar de maneira extraordinariamente livre. Nunca se colocou a si mesmo no centro; soube descentralizar-se, colocar Maria e Jesus no centro da sua vida.
A felicidade de José não se situa na lógica do sacrifício de si mesmo, mas na lógica do dom de si mesmo. Naquele homem, nunca se nota frustração, mas apenas confiança. O seu silêncio persistente não inclui lamentações, mas sempre gestos concretos de confiança. O mundo precisa de pais, rejeita os dominadores, isto é, rejeita quem quer usar a posse do outro para preencher o seu próprio vazio; rejeita aqueles que confundem autoridade com autoritarismo, serviço com servilismo, confronto com opressão, caridade com assistencialismo, força com destruição. Toda a verdadeira vocação nasce do dom de si mesmo, que é a maturação do simples sacrifício. Mesmo no sacerdócio e na vida consagrada, requer-se este gênero de maturidade. […]
Todas as vezes que nos encontramos na condição de exercitar a paternidade, devemos lembrar-nos que nunca é exercício de posse, mas «sinal» que remete para uma paternidade mais alta. Em certo sentido, estamos sempre todos na condição de José: sombra do único Pai celeste, que «faz com que o sol se levante sobre os bons e os maus, e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores» (Mt 5, 45); e sombra que acompanha o Filho.” (trechos da Patris Corde)
Como Família Mãe e Rainha, queremos convidar todo José, Maria José, Josenildo… para nos enviar uma foto sua pelo correio, com o seu nome completo, cidade, contando-nos qual o motivo pelo qual os pais escolheram o nome José. As fotos ficarão expostas na Casa São José – Casa de Apoio ao Peregrino – uma forma de deixar cada um que se chama “José” mais perto da Mãe e Rainha de Schoenstatt.
Envie sua foto e sua história para o endereço:
FAMÍLIA MÃE E RAINHA
Cx. Postal 571
12.940-972 – Atibaia – SP
Você também pode encaminhar sua foto para o e-mail: informativo@maeperegrina.org.br ou pelo WhatsApp (11) 94330-2178
Fonte: Santuário de Atibaia/SP