por que levar a imagem da Mãe de Deus às famílias?
Rosa Kaskus – A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, do Rio de Janeiro/RJ, reuniu os missionários e coordenadores, em 06 de abril, no Santuário Tabor Redenção da Família, para falar sobre o material que será trabalhado em 2019, com o lema: “Família missionária, constrói a nova Terra Mariana”.
Os Coordenadores Diocesanos e de Vicariatos que participaram do Encontro em Atibaia/SP, empenharam-se juntamente com a Ir. Fabiana Maria Costa, para realizar um dia de orações, reflexões, dinâmicas e celebrações, que deixassem clara a missão deste ano, dentro da realidade da Arquidiocese do Rio de Janeiro/RJ e da Diocese de Nova Iguaçu/RJ. Para isso, a Ir. M. Efigênia Zago, e Ir. M. Liliane Dias, de Atibaia/SP, realizaram a palestra do dia, sobre o lema.
Os coordenadores, tiveram um momento de conversa, para falar da alegria e também das dificuldades da missão, destacando sobre como o encontro reacende as chamas da missão, abastecendo a fonte de graças
Plantio e colheita
Após a oração de acolhida, os presentes participaram da dinâmica do plantio e colheita, onde foi colocada a necessidade de ter-se uma terra adubada, bem preparada. Este momento trouxe João Pozzobon e as sementes que ele espalhou, em seus anos de caminhada levando a imagem da Mãe de Deus, atendendo ao chamado do Pe. José Kentenich: “Levem a imagem da Mãe de Deus e deem-lhe um lugar de honra em seus lares.” Em seguida, a Adoração ao Santíssimo Sacramento, que foi conduzida pelo Pe. Franklin Franciscatto.
Ser missionário
A Ir. Liliane Maria ministrou a palestra com o tema: “por que levar a imagem da Mãe de Deus às famílias?”. Falando sobre a importância de ser missionário da Mãe Peregrina, levando a Imagem da Mãe ao encontro dos seus filhos em seus lares, tornando-os pequenos santuários.
Outro momento de grande participação, foi durante a dinâmica em grupos. A proposta foi: refletir sobre as características essenciais para que as pessoas possam sentir a presença de Maria em nós. Além disso, houve um tempo para, individualmente, cada participante avaliar em quais características está mais fortalecido, as quais precisa trabalhar mais e como é possível aprimorar a vinculação à Mãe de Deus.
identidade de schoenstatteanos
Os Coordenadores Diocesanos, José Rodolfo Lopes e Kátia Regina da Silva Lopes, ministraram a palestra sobre os trabalhos que serão realizados em 2019. “Schoenstatt não vai viver apenas um mês de outubro extraordinariamente missionário, como pede o Papa Francisco. Vamos vivenciar um Ano Missionário! Ser missionário é nossa identidade de schoenstatteanos”, disse Katia.
Ao final do encontro, a Santa Missa, que foi presidida pelo Pe. Franklin Franciscatto, seguida da oração do envio, onde cada um recebeu uma rosa vermelha e as sementes, idealizando que a nova Terra Mariana começa em casa, ao lado da família, para que depois se possa germinar e dar frutos.