No dia 15 de abril aconteceu o Encontro de Coordenadores e Missionários da Diocese de Franca, no estado de São Paulo. Aproximadamente 450 participantes estiveram reunidos na Escola Municipal Dr. Urbano de Andrade Junqueira, situada na cidade de Guará. Ao todo 17 cidades da diocese estavam representadas.
Ao chegar os participantes foram recepcionados com um delicioso café, preparado por missionários que trabalharam o dia todo como voluntários, preparando também o almoço que foi servido no mesmo local.
Após a acolhida da cidade, o casal coordenador diocesano, José Roberto e Ronalda Faccirolli, apresentaram os novos membros que, desde o último encontro no ano passado, compõem a equipe de coordenação diocesana da Campanha na diocese de Franca.
A Irmã Márcia Maria Gusmão, do Secretariado de Atibaia levou os participantes a refletir sobre o tema a ser trabalhado neste ano de 2018: “Sal da terra e luz do mundo, para uma nova terra mariana”, abordando especialmente o Ano do Laicato no Brasil e o Ano Pe. Kentenich, celebrado pela Família Internacional de Schoenstatt recordando os 50 anos de seu falecimento.
Ser sal da terra e luz do mundo, nesta fase difícil da história, desafia a ser a geração capaz de quebrar o círculo da indiferença, da pobreza e conflitos sociais e políticos, começando pela vivência do amor, da liberdade, da verdade e da integridade no seio de cada família. Somente assim, torna-se possível trabalhar na construção da nova terra mariana.
A Santa Missa, ao meio dia, foi celebrada pelo Pe. Luan Marques Domingues e pelo Pe. Josenildo Almeida da Silva. Na ocasião o Pe. Luan foi apresentado como o novo Assistente Eclesiástico da Campanha da Mãe Peregrina na diocese.
Após a pausa para o almoço seguiu-se a parte mais prática do encontro. Foi apresentada a Coletânea de Ensinamentos do Pe. Kentenich que acompanha o Roteiro de reuniões. A coletânea traz pensamentos e ensinamentos do Pe. Kentenich sobre a santidade da vida diária e a missão do leigo na família e na sociedade. No verso do cartão de cada pensamento há um propósito, uma ação prática que ajuda a concretizar o empenho na construção da nova terra mariana.
Essa iniciativa colabora para divulgar o pensar e o carisma do Fundador, e se torna uma valiosa contribuição para a sua canonização.
No término do encontro cada participante recebeu uma vela com um pouco de sal, e foram enviados para a missão após rezar a Oração de Compromisso do Coordenador. Assim, iniciam a caminhada da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt neste ano do Laicato: sendo sal da terra e luz do mundo, na evangelização das famílias da diocese de Franca!
Por: Desirée Laurindo Barato