Intercessão para o trabalhador e para quem busca um emprego

Juliana Dorigo­– No dia 01 de maio é celebrado o dia do trabalho, em meio há momentos difíceis que passamos por conta da pandemia de coronavírus que mudou nossa realidade, muitos perderam seu trabalho, outros por seu trabalho essencial. Hoje voltamos os nossos olhos a São José Operário, padroeiro dos trabalhadores.

Recordamos sua humilde carpintaria, mesmo hoje com a tecnologia e o mundo “instantâneo” em que vivemos, tivemos que parar! Nos recolhemos em nossas casas, preocupados com o sustento da família, com a saúde. Na simplicidade de São José possamos encontrar o amparo para aqueles que também buscam um trabalho.

Pe. Kentenich e o trabalho

Segundo o Pe. Kentenich, a vinculação a Deus deve estar associada de modo orgânico e harmonioso com a vinculação ao trabalho e ao próximo. “O operário deve tornar-se consciente de que, sem o seu trabalho, nem o Estado, nem a sociedade humana podem incrementar seu mercado interno e externo. Deve considerar que através do dinheiro merecido pelo trabalho de suas mãos, ele pode melhorar a situação econômica de sua família e obter os recursos para oferecer uma educação mais aprimorada a seus filhos. Em ambos os casos o trabalho tem eficácia criadora para a sociedade e é capaz de despertar a criatividade do próprio operário, aumentando nele a consciência de que não é apenas número ou mercadoria sem personalidade e valor pessoal, mas ao contrário, é alguém indispensável para os demais”.

[1]

Trabalho humano

Recorda-nos o Papa Francisco, o trabalho humano é participação na criação que continua todos os dias, inclusive, graças às mãos, à mente e ao coração dos trabalhadores: “Na terra, há poucas alegrias maiores do que as que sentimos ao trabalhar, assim como há poucas dores maiores do que as do trabalho, quando ele explora, esmaga, humilha e mata” (Gênova, 2017). Com tão grande dignidade, o trabalho humano não pode ser governado por uma economia voltada exclusivamente para o lucro, sacrificando a vida e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.[2]

Oração a São José

Dediquemos hoje um tempo para fazer uma oração a São José, por todos os trabalhadores e por aqueles que buscam um emprego:

Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtendo-nos do Criador do universo a graça de trabalhar com consciência, cumprindo com fidelidade nosso dever de trabalhar com reconhecimento e alegria, julgando uma honra empregar e desenvolve, pelo trabalho, as qualidades recebidas de Deus como um chamado divino para colaborar na obra da criação e aperfeiçoamento deste mundo. A graça de trabalhar com ordem, paz, moderação, paciência e eficiência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades; de trabalhar em espírito de penitência para expiar nossos pecados; de trabalhar, sobretudo, com desapego e dedicação pelos que dependem de nosso esforço.

Pedimos vossa intercessão pelo mundo do trabalho, a fim de que aí reine o espírito cristão de justiça e paz, conforme os ensinamentos da Igreja; que os trabalhadore se unam em organizações que defendam os seus direitos e respeitem os alheios; que patrões e empregados se tratem mutuamente como irmãos e filhos do mesmo Pai, que se convertam os que ignoram a dignidade da pessoa humana e exploram o operário e o pobre.

Convosco, São José, agradecemos a Deus a saúde, a força, a disposição e as habilidades que nos permitem providenciar o sustento de nossos familiares e ser membros úteis da sociedade. Tudo para Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, ó patriarca São José! Tal será nossa inspiração na vida e na morte.

Amém.

________

[1] Pe. José Kentenich. Santidade de Todos os Dias – Espiritualidade Laical de Schoenstatt, Vol I. Org: Ir. M. Annette Nailis.

[2] Mensagem da CNBB aos trabalhadores e trabalhadoras, 1º de Maio de 2018.