“José, levanta-te, toma o Menino e sua Mãe”
Roberto Gerardo do Nascimento e Margareth Lima do Nascimento – Neste mês de março, dedicado ao glorioso São José, somos chamados a refletir a nossa missão de cristãos, inspirado naquele que carregou o Redentor nos braços e foi esposo da gloriosa Virgem Maria. Justo por excelência, São José têm muito a nos ensinar com seu exemplo de obediência, de fé, de esperança e de missionariedade.
Em sua segunda missão – pois a primeira foi aceitar a paternidade divina e formar a sagrada família, José ouve o anjo, levanta-se rapidamente, pois ainda estava de noite e pela vontade divina, associado à Virgem Maria, parte em missão. Quantas vezes somos chamados a ouvir a voz de Deus e ajudar ao próximo levando a nossa querida Mãe e Rainha e seu divino Filho?
São José missionário
Nossa missão de atrair os corações para a Mãe de Deus tem pressa. O próprio Deus exige de nós uma ação missionária, que não pode esperar. Em nossa missão, que sejamos o primeiro a amar e agir deixando para trás todo desânimo e dificuldades. Schoenstatt, por meio do Pe. José Kentenich, nos convida a refletir e pôr em prática o que nos ensina São José: “Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe! Recebe-a primeiramente em teu próprio coração; depois prepara-lhe um lugar agradável em tua própria família e a seguir nos corações dos outros”. Obediente, pai adotivo e exímio protetor de Jesus. José levantou-se, pegou o Menino e a Mãe e saiu em missão. Essa incumbência dada por Deus, revela-nos seu plano. Maria recebeu a missão de gerar o Filho de Deus, a tarefa de ser companheira e auxiliar Cristo na obra da Redenção. Com Maria, São José viveu em comunhão de vida, partilhou sofrimentos e alegrias, amou e viveu a sua aliança de amor, como Sagrada Família de Nazaré. Como missionários, somos chamados a viver em permanente aliança de amor com a Mãe de Deus e seu Divino Filho. Quando nossa Mãe Três Vezes Admirável nos visita, ou nos confia uma missão, é a missão de Cristo que estamos recebendo. Quem abre seu coração para Mãe, acolhe o Filho, pois esta é a missão de Maria: Colocar Jesus nos braços das pessoas! “Levanta-te, toma o menino e a Mãe e dirige-se para Israel” (Mt 2,20). Uma nova ordem divina, uma nova missão para José. Sua bondade, prudência e cuidado com a família, leva-o a tomar novos caminhos, novas terras onde estabeleceu moradia. São João Paulo II, assim se expressou sobre a vocação bíblica do pai adotivo de Jesus: “José obediente ao Espírito, encontra nele a fonte do amor esponsal de homem. E este amor foi maior que aquele ‘homem justo’ poderia esperar seguindo a medida do seu próprio coração”. [2] Como missionários da Mãe Rainha e Vencedora Três vezes Admirável de Schoenstatt, somos mergulhados na missão de construir uma nova terra Mariana. São José nos impulsiona com seu exemplo, de levar o Menino e sua Mãe a novas famílias, despertando-as para as práticas das virtudes cristãs. Deus confiou esta missão a cada um de nós, em cada envio Ele nos fala: “José, levanta-te, toma o Menino e sua Mãe” (Mt 2,13). _____ [1] Pe. Kentenich: Conferências para casais em Milwaukee/EUA. 1958. [2] Papa João Paulo II: Exortação Apostólica Redemptoris Custos 1989.Sagrada Família
Mergulhados em missão