Ir. Josiane Maria Moura – “A devoção a São José é uma das mais excelentes que Deus pode conceder a uma alma, pois equivale a revelar todo o tesouro das bênçãos do Senhor. Quando Deus deseja elevar uma alma, Ele a uma e São José, dando-lhe um forte amor por este bom santo.” (São Pedro Julião Eymard)

Quando falamos em São José logo pensamos no pai adotivo de Jesus, aquele que silenciosamente aceitou a vontade de Deus. Na vida deste grande santo irradia a forte luz das virtudes. O seu silêncio pode ser interpretado como a mais profunda oração, pois sua vida estava repleta de Deus, não dando espaço para dúvidas ou inseguranças. Teve um papel importante na história da Salvação, afinal, ele foi aquele que protegeu Maria e Jesus.

José assumiu seu papel como pai e esposo de Maria, cumprindo com fidelidade a sua missão. Ser pai é estar presente, é proteger quem mais ama, assim como nos ensina com seu testemunho de vida. São Paulo XI realça a importância de São José ao dizer: “No início do Novo Testamento, como no início do Antigo, temos um casal, mas enquanto Adão e Eva foram fonte do mal desencadeado no mundo, José e Maria são o cume de onde a santidade se espalha por toda a terra. O Salvador começou a sua oba de salvação por essa união virginal e santa.” (Papa São Paulo XI)

Seu amor a Jesus e Maria era um amor puro, santo, tinha uma personalidade justa e de profunda religiosidade. São José viveu uma vida simples, com o trabalho de suas mãos e como carpinteiro sustentou sua família propiciando-lhe dignidade.  Olhando a humanidade de Jesus, podemos deduzir que José teve forte influencia em sua personalidade. Jesus tinha uma personalidade humana semelhante à de São José, pois quando adulto assumiu o trabalho do pai e também era justo. Não podemos igualar São José a Jesus, que é Deus, mas como pai educou e contribuiu com a formação humana de Jesus. Celebrar São José é celebrar a família, o cerne da vida humana, é cultivar a verdadeira e autêntica imagem de família, de pai, de esposo.

José é o patrono da Igreja, um dos maiores santos dos últimos tempos e aquele a quem podemos confiar nossa família, as nossas necessidades materiais e espirituais. Ele nos ensina a confiar no bom Deus apesar das adversidades, a entregar tudo sob os cuidados de Jesus e Maria, ele é caminho de santidade e conformidade com a vontade do Pai. Que São José seja para cada um de nós este grande exemplo de santo, e vinculado a Ele possamos chegar até Cristo.

São José, rogai por nós!