São João Paulo II é uma figura marcante para a história da Igreja e uma personalidade paternal para a Obra de Schoenstatt. Ao longo de seu pontificado, encontrou-se diversas vezes com a Família de Schoenstatt e chegou a presidir a inauguração de um Santuário Filial na Polônia.
E quando exatamente ele conheceu Schoenstatt? Sabe-se que recebeu o olhar da Mãe Três Vezes Admirável desde a infância, como mostra a imagem da MTA presente no quarto onde nasceu, em Wadowice/Polônia. Nessa residência, há 100 anos, no dia 18 de maio de 1920, nascia Karol Wojtyła, São João Paulo II.
Desde esse primeiro contato, muitos outros encontros aconteceram, como podemos ver abaixo:
A inauguração de um Santuário Polonês
Inauguração do Santuário de Koszalin, na Polônia
O Santuário Filial de Schoenstatt de Koszalin, na Polônia, tem uma característica muito especial. Ele foi inaugurado pelo próprio Papa. São João Paulo II presidiu a bênção deste Santuário no dia 1º de junho de 1991, durante sua segunda visita à Polônia depois de eleito pontífice.
A inauguração, presidida pelo Santo Padre, deu-se por um pedido pessoal do bispo diocesano de Koszalin. Dom Ignaz Jez foi prisioneiro do campo de concentração de Dachau, junto com o Pe. José Kentenich, por isso fez esse pedido especial ao Papa.
Uma visita histórica
O segundo Santuário de Schoenstatt visitado por São João Paulo II foi o de Roma, Cor Ecclesiae.
Às 12 horas, no dia 29 de dezembro de 2000, o Papa chegava ao Santuário para um momento de oração pessoal e visita à Família de Schoenstatt local. Essa visita memorável foi de caráter particular e anunciada apenas dois dias antes. Assim, no Santuário Cor Ecclesiae, o Papa foi recebido por um pequeno grupo de cerca de 30 pessoas.
Constituição das Irmãs de Maria
Outro fato marcante para a Família de Schoenstatt, durante o pontificado de São João Paulo II, foi a aprovação canônica do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Para isso, o Papa abriu uma exceção ao Código de Direito Canônico, pois o Instituto, fundado 21 anos antes do início dos Institutos Seculares, tem características próprias do carisma e da pedagogia de Schoenstatt. Com essa exceção, o Papa aprovou também, por antecipação, as mesmas características dos Institutos seculares de Schoenstatt, dando a sua bênção para nossa missão na Igreja.
Encontros e conversas
Bênção para a Peregrina Original
Ao longo dos seus quase 27 anos de pontificado, São João Paulo encontrou-se com muitos grupos do Movimento.
É dele a marcante frase que continua inspirando as novas gerações: “Canonizem-no vós mesmos” (sobre o pedido pela canonização do Pe. Kentenich).
São João Paulo II beatificou o Pe. Carlos Leisner, primeiro beato schoenstattiano, no 23 de junho de 1996, com o Estádio Olímpico de Berlim lotado; também o apresentou como modelo para os jovens europeus, num encontro que reuniu 42.000 pessoas, em Estrasburgo.
Abaixo estão alguns dos encontros com grupos do Movimento e suas palavras dirigidas a cada um: