Aniversário de 17 anos do Santuário Tabor da Liberdade, em Confins/MG

Poliane Bôsco/ Maurício Miranda Batista– O Santuário Tabor da Liberdade, da cidade de Confins/MG, completou 17 anos de sua inauguração, em 17 de maio de 2020. A tradicional festa de aniversário do Santuário reúne fiéis de várias dioceses e já chegou a receber cerca de 8 mil pessoas. Mas este ano, devido a necessidade do isolamento social, precisou ser diferente.

Um dia especial, que ao invés de receber as romarias, a Mãe e Rainha que foi ao encontro dos peregrinos. O domingo nasceu ensolarado, já com sinais de que muitas graças estavam por vir. A carreata com a Imagem da Mãe Peregrina Auxiliar, da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG, marcou este dia de festa.

Demonstração de Fé

A Mãe Peregrina percorreu as ruas das cidades de Pedro Leopoldo/MG e Confins/MG. Para recebê-la, os peregrinos fizeram altares em frente às suas casas. Foi um dia regado de muita emoção pelas ruas, avenidas, comunidades e em especial quando a imagem passou pelo Hospital de Pedro Leopoldo, onde foi rezado uma Ave Maria, em ação de graças aos pacientes e profissionais da saúde e também na Policlínica de Confins.

Na peregrinação pode-se testemunhar gestos, que falam muito mais que palavras, na manifestação dos fiéis, mas que muito bem descreveu o fiel Carlúcio Ribeiro: “Em um momento de fragilidade que todos estamos vivendo, foi lindo ver a fé estampada no semblante de cada pessoa por onde a Mãe e Rainha passou , lágrimas , orações, pedidos e bênçãos . Uma autêntica demonstração que a humanidade tem cura, e a cura depende de nossa ação interior, da nossa capacidade de continuarmos fortes em nosso compromisso com Deus e a nossa Mãe e Rainha!”

Confirmando a sede do povo de Deus em ir ao encontro de Nossa Senhora e Seu Divino Filho na Eucaristia; ambas as cidades mostraram que a fé está viva. Para Maurício Guimarães, da Liga de Famílias de Schoenstatt, esse momento trouxe ensinamentos: “Por fim, esse dia muito nos ensinou e mostrou que faz se necessário ir ao encontro dos fiéis e viver a igreja em saída como pede o nosso Papa Francisco. Mostrou que a Mãe não abandona seus filhos, e que seus filhos também não a abandonam”.

Santa Missa on-line

Para encerrar o domingo de festa, foi celebrada a Santa Missa solene de aniversário na Tenda Tabor. A Tenda que comporta milhares de peregrinos estava deserta, contava apenas com uma dezena de fiéis, que participaram da Liturgia.

Mas havia um celular transmitindo ao vivo, e com isso muitas famílias puderam participar e estar espiritualmente no Santuário. De suas casas, a Família de Schoenstatt, do Santuário Tabor da Liberdade e os peregrinos da Mãe Três Vezes Admirável, puderam coroar a Rainha da Liberdade e renovar sua consagração à Nossa Senhora.

Muitos fiéis que participaram pelas redes sociais, deixaram seu testemunho, demonstrando a riqueza deste dia e confiantes na intercessão de Nossa Senhora. “Diferentemente de anos anteriores, quando estávamos neste trono de graças de nossa Mãe Três Vezes Admirável, hoje oferecemos no capital de graças, a distância física e a vontade de estarmos presentes. Em casa, coroamos nossa Mãe como Rainha da Liberdade, pedindo que interceda a graça da libertação dessa pandemia.” Cornélio José van Wijk.

Para melhor vivenciar este dia de graças e renovar a coroação da Mãe e Rainha no Santuário, a Família de Schoenstatt se preparou espiritualmente, rezando durante nove dias a Novena da Rainha da Liberdade. Assim, buscaram nestes dias conquistar a liberdade do coração, isto é, a liberdade interior. Como filhos desta terra, deste Santuário Tabor da Liberdade. “Conhece a terra, igual ao céu, o reino da liberdade, ardentemente almejado,” Pe. José Kentenich

Imagens: Família de Schoenstatt e devotos da Mãe e Rainha

 

 

Veja mais fotos