Santuário comemora o Jubileu de Ouro

Ana Claudia Pereira / Juliana Dorigo – O Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, celebrou, em 17 de setembro, o seu Jubileu de Ouro por ocasião dos 50 anos com a Santa Missa em ação de graças presidida pelo bispo da diocese de Bragança Paulista/SP, Dom Sérgio Colombo. Para esta ocasião, foi preparado o Tríduo Jubilar de 14 a 16 de setembro antecedendo o grande dia.

Tríduo Jubilar

O Tríduo Jubilar teve início no dia 14 de setembro, dia da festa da exaltação da Santa Cruz, com o tema: O Melhor do Ouro: pedido de perdão (Vivência da Lasca da Cruz). Cada um que participava deste momento foi convidado a depositar na talha do Capital de Graças o seu melhor presente: o pedido de perdão a Deus por todas as vezes que não correspondeu ao chamado do Senhor.

O casal Karen e Evandro Xavier, peregrinos vindos da região do Grande ABC, não sabiam sobre as festividades do Santuário, porém, ao buscarem uma missa se depararam com o tríduo e participaram. “Foi maravilhoso. Deus falou comigo em cada momento, era tudo que eu precisava ouvir hoje”, disse Karen. Evandro completou “viemos conversando no carro sobre muitas coisas e ao participar do tríduo percebemos que Deus apenas confirmou o que havíamos falado”. Aqueles que não puderam estar presentes, acompanharam pela transmissão ao vivo. Zuleide Aparecida Manetta Furlan comentou: “Perdão senhor por todas as vezes que não ouvi o seu chamado, por todas as vezes que te ofendi em mim e no meu próximo”.

No segundo dia, os peregrinos se reuniram no Santuário para meditar a Atitude de Ouro: gratidão (Pe. Kentenich – Portador de um grande carisma para a Igreja). Este Santuário foi construído quatro anos após a morte do Fundador. Portanto, desde o início, teve a missão de garantir a “permanente presença do Pai”, conduzindo a Deus Pai os peregrinos que o visitam, além de proporcionar que todos conheçam a paternidade espiritual do Pe. José Kentenich e a herança de seu maior legado para a Obra de Schoenstatt: a Aliança de Amor com a Mãe de Deus.

Os presentes compartilharam testemunhos sobre o Fundador, Miriam Bueno relatou uma experiência que teve ao participar de um encontro da Juventude Feminina (Jufem), em Schoenstatt, na Alemanha, no ano 2000.  “Em uma das manhãs livres do encontro, passei na capela do Pai Fundador. Escrevi uma carta para ele, e ao final perguntei se eu poderia ser sua filha, se ele me aceitava como filha. Na missa de encerramento do encontro, após a bênção final, um dos padres pegou o microfone e disse: ‘ele pediu para dizer que te aceita como filha’”

O último dia do Tríduo foi dedicado a juventude, a noite Jovem com o acampamento, vigília e adoração, reuniu cerca de 150 participantes, mesmo em uma noite fria. Pedro Furquim, 15 anos, comenta que foi uma oportunidade para estar mais próximo de Deus. “Esse momento de vigília é muito importante. Estar conectado com Deus é muito bom, e fazer isso com outros jovens nos leva a estar cada vez mais próximos daquilo que a gente realmente necessita. Jesus é o caminho, a verdade e a vida, e tem que ser nossa prioridade.” O Santuário permaneceu aberto durante a noite para a vigília, em revezamento pelos jovens.

Dia Jubilar

A celebração do Jubileu de Ouro começou ao amanhecer com a Alvorada jubilar, às 05h da manhã, seguida da Santa Missa da Aurora. Os peregrinos em romaria começaram a chegar horas depois, os ônibus foram recebidos com muita alegria pelos jovens que faziam a saudação na entrada. Ao desembarcar, os peregrinos recebiam um “abraço especial do Santuário.”

O dia também teve diversas atividades, o “Cine Schoenstatt”, onde os visitantes puderam acompanhar o documentário “Alguém deve ir à frente”, que conta a história do Fundador. Na Capela da Casa Provincial, um momento de oração e cantos com o louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento e na Tenda dos Peregrinos o Terço Mariano. A banda 24 de outubro fez uma apresentação musical preparando os visitantes para a grande celebração do Jubileu.

Os peregrinos se reuniram em frente ao Santuário para dar início a “Caminhada Jubilar”, um momento de muita emoção onde a imagem da Mãe Três Vezes Admirável desceu de seu trono de graças para ir ao encontro dos seus filhos. Muitos estendiam às mãos diante da Mãe de Deus, faziam suas preces sem conter as lágrimas. A imagem carregada no andor caminhou pela multidão, com chuva de pétalas de rosas, com cantos e orações à Maria. A primeira parada aconteceu no Cruzeiro, seguindo para o Portal Jubilar e depois até a estátua do Pe. José Kentenich, para um momento de agradecimento, celebrando também os 75 anos da sua primeira visita ao Brasil. Ao final da caminhada, a imagem de graças voltou para o Santuário, onde os peregrinos se consagraram à Mãe e Rainha, e festejaram cantando parabéns ao Santuário.

Emocionada, Maria Aparecida Gallo, de Jundiaí/SP, comenta sobre sua relação com o Santuário. “É indescritível estar aqui hoje, vivenciar cada minuto da presença da Mãe de Deus e do Pai e Fundador (Pe. José Kentenich). Estive aqui quando o Santuário completou 30 anos, depois 45, e agora no Jubileu de 50 anos. (…) Hoje nós estamos comemorando cantando parabéns! Na consagração esvaí em lágrimas, mas em lágrimas de purificação da minha alma, foi muito lindo!”

A Santa Missa em Ação de Graças pelos 50 anos do Santuário que foi presidida pelo bispo Dom Sérgio Colombo e concelebrada pelos padres da diocese e demais sacerdotes, reuniu 4 mil pessoas.

Em sua homilia, Dom Sérgio falou sobre a importância do Santuário para os peregrinos: “Quantos, quantas, aqui neste lugar sagrado, fixando o olhar em Maria a contemplaram e diante dela despejaram o seu pranto, expuseram suas dores, derramaram lágrimas, pedindo sua maternal intercessão e por ela foram ouvidos e ouvidas. Ela que tudo e todos conduz ao coração de seu amado Filho, caminho, verdade e vida.  Meus irmãos, minhas irmãs, o verdadeiro encontro com Maria é verdadeiro encontro com Jesus. Quem se encontra com a Mãe, se encontra com o filho Jesus e quem se encontra com Jesus, se encontra com os irmãos para amar e servir.”

Ao final, Dom Sérgio destacou as seguintes palavras: “Pelo passado, sincera gratidão; pelo presente, alegria; para o futuro a esperança vivenciada no amor e no serviço, a exemplo de Maria”.

Foto: Pascom Bragança Paulista

 

Álbum de fotos 1

Dia Jubilar (17.09.22) II

 

Álbum de fotos 2

Dia Jubilar (17.09.22) I

 

Álbum de fotos 3

Dia Jubilar (17.09.22) III