Revitalizar o trabalho com a Campanha da Mãe Peregrina. Este foi o principal objetivo da visita do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina à cidade de Santa Juliana, na arquidiocese de Uberaba/MG, nos dias 27 e 28 de julho.

A visita à Paróquia Nossa Senhora das Dores surgiu como um desejo no coração do pároco, Padre Edson José Nogueira que há mais ou menos um ano, junto com outro sacerdote da mesma diocese, esteve visitando o Santuário Original, em Schoenstatt, na Alemanha. Nesta ocasião, como conta, “passou a compreender melhor o Movimento de Schoenstatt, sua espiritualidade e seus objetivos e de modo muito especial, a Campanha da Mãe Peregrina que, há mais ou menos 20 anos está presente em sua paróquia.”

Ao retornar, ardendo com o fogo da missão, decidiu visitar o Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt para obter orientações de como reavivar o trabalho missionário e de evangelização das famílias em sua comunidade.

É bonito constatar que, apesar de algumas dificuldades na organização prática do trabalho com a Mãe Peregrina, o amor e a dedicação dos missionários às famílias e ao Movimento permaneceu vivo. Todos os anos, a celebração do aniversário da Aliança de Amor é preparada com uma novena, e o dia 18 de outubro é celebrado com grande festa.

A visita das Irmãs do Secretariado consistiu em dois momentos de formação: pela manhã do sábado os coordenadores e missionários estiveram reunidos para uma reciclagem sobre a missão de levar a Mãe Peregrina às famílias e também sobre a espiritualidade do Movimento de Schoenstatt. Nesta ocasião, foi também realizada a troca de coordenação. Dona Maria Sebastiana Gundim que até o momento estava apenas como coordenadora da Paróquia assumiu a coordenação da cidade.

O momento de formação encerrou com momento de confraternização. Padre Edson abriu as portas da Casa Paroquial onde foi servido um almoço, com o que há de mais saboroso da tradicional cozinha mineira.

Na parte da tarde foi a vez de reunir as famílias na Paróquia. Também foi realizado um momento de formação, e as famílias também tiveram a oportunidade tirar dúvidas. Não faltaram também muitos relatos das graças recebidas por intercessão da Mãe e Rainha de Schoenstatt.

No término do encontro os missionários rezaram mais uma vez a oração de compromisso junto das famílias e diante de toda a comunidade. Padre Edson abençoou as Imagens que foram entregues novamente nas mãos de cada missionário como sinal de que assumem com novo ardor e empenho a missão que receberam de conduzir a Mãe e Rainha às famílias, a partir do Santuário.

Com a visita e a formação se despertou o desejo de, até o final do ano, realizarem uma peregrinação ao Santuário de Atibaia para participar no Retiro para missionários e famílias.

Arquidioc. Uberaba - Santa Juliana