Neste final de semana, missionários e famílias da Arquidiocese do Rio de Janeiro/RJ, participaram de momentos inesquecíveis no Santuário de Atibaia

À sombra do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, nos dias 23 e 24 de novembro, aconteceu o retiro de missionários e famílias da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, acolhendo cera de 156 participantes, do Vicariato Lagos e Santa Cruz, da Arquidiocese do Rio de Janeiro/RJ. O encontro foi marcado por momentos de espiritualidade, palestras enriquecedoras e a troca de experiências entre missionários e famílias.

A programação teve início no sábado (23), com a acolhida no Santuário, seguida de uma peregrinação pelas alamedas com a imagem da Mãe Três Vezes Admirável. No Auditório Pe. Kentenich, a Ir. M. Mariane Galina conduziu a palestra “Famílias à Luz da Esperança”. Em seguida, o painel “Sinais de Esperança” trouxe testemunhos que ressaltaram a importância da oração. Durante a tarde, os participantes viveram momentos de espiritualidade com o Terço na “Sinfonia de Oração”, a adoração ao Santíssimo Sacramento “abrindo a porta Santa do coração” na Capela da Casa de Retiros e a Santa Missa.

À noite, todos se reuniram para acompanhar a emocionante Cantata de Natal com o coral das Irmãs de Maria de Schoenstatt, trazendo músicas e momentos de reflexão, levando os participantes para uma vivência especial sobre o verdadeiro sentido do Natal: o nascimento de Jesus.

No domingo (24), após um momento de meditação e oração, a Ir. M. Márcia Silva apresentou a palestra “Maria, Mãe da Esperança!”, que inspirou os presentes a aprofundarem seu vínculo com a Mãe de Deus, o Ano Santo de 2025 e o jubileu de 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Em um momento celebrativo, os presentes celebraram o jubileu da Campanha com bolo e “parabéns”. O retiro foi concluído com a celebração da Santa Missa.

A Luísa Alves Cunha, missionária da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Guaratiba/RJ, participa pela segunda vez do retiro e compartilhou sua experiência: “Hoje para mim é como se fosse a primeira. Foi maravilhoso! Eu só quero que Deus e Nossa Senhora me vejam, porque vim pedir ajuda para uma nova missão. Estou certa de que Nossa Senhora já deu sua resposta.”

Vanilza Nicolau da Silva Leite também expressou sua emoção ao participar do retiro: “Eu desci do ônibus e, quando passei pelo portão, fui tão bem acolhida que chorei. Aqui, a gente sente verdadeiramente a presença da Mãe de Deus. Foi uma experiência que vou levar comigo para sempre.”

O retiro de famílias e missionários é uma oportunidade de renovar o compromisso com a missão de evangelizar com a Mãe Peregrina, além de momentos de oração e partilha, levando conhecimento e deixando um legado de esperança, seguindo os passos de João Luiz Pozzobon.