Momento especial com a Mãe de Deus no Santuário de Schoenstatt de Londrina/PR

Geisa Graziela Gallão Casagrande/ Juliana Dorigo – A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, da Arquidiocese de Londrina/PR, na Capela Mãe de Deus diante do Santuário Tabor Esmagadora da Serpente, realizou o retiro para missionários da Arquidiocese e a coroação da Mãe Peregrina Auxiliar, no último domingo (21/11), com a presença de famílias coordenadores e missionários das cidades de Bela Vista do Paraíso/PR, Cambé/PR, Ibiporã/PR, Lerroville/PR e de várias outras paróquias de Londrina.

O retiro começou com a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, os participantes acompanharam a palestra: “Maria, nós te coroamos”, que foi proferida pela Ir. M. Marcia Silva, Assessora da Campanha da Mãe Peregrina. Ela Iniciou recordando como a pandemia nos fez sair da rotina e com uma nova realidade. A Mãe Peregrina teve às visitas suspensas, mas aos poucos, em algumas paróquias, com o apoio dos padres e seguindo as normas vigentes, as Imagens estão retomando suas peregrinações. Somos abrigados e protegidos pelo manto de Maria. O que seria de nós sem a sua presença que nos abençoa, consola e anima durante à caminhada?

“Sempre que estiverdes em dificuldades coroai a Mãe de Deus!”

“Devemos conduzir a Mãe de Deus no campo de batalha, para que sejamos vitoriosos…”, com estas palavras do Pe. José Kentenich, a Ir. M. Márcia, ressaltou o significado da renovação da Coroação da Mãe de Deus no tempo de pós-pandemia onde, diante de tantas urgências, foi destacado como principais necessidades: a santificação e unidade das famílias e o renovado ardor missionário.

Rainha do Resgate das Famílias para uma Igreja Missionária

No dia em que a Igreja celebra a Solenidade de Cristo Rei e, pela Providência Divina, também saudar a Mãe e Rainha, que é a Mãe de Cristo. A coroação aconteceu durante a Santa Missa que foi presidida pelo Pe. Clodoaldo Kamimura. Em sua homilia, o Sacerdote iniciou com uma pergunta: “Qual coroa eu vou dar a Cristo? Quando que eu vou coroar Cristo? E completa “Esta coroa que vou dar a Mãe de Deus vai ser também para Cristo, pois esta coroa que vamos dar a Mãe de Deus está cheia de significados. Vamos coroar pedindo pelas nossas famílias, dioceses, paróquias…como o fez João Luiz Pozzobon”.  Finaliza ele convidando a todos para fazer uma reflexão: “O que tenho para agradecer à Jesus? Qual coroa eu quero, eu posso entregar a Jesus?”

Ao final da celebração, membros da equipe arquidiocesana da Campanha da Mãe Peregrina fez a entrada da Imagem da Mãe Peregrina Auxiliar e foi coroada como: “Rainha do Resgate das Famílias para uma Igreja Missionária”.

A Ir. M. Márcia explica: “Com este título, a Mãe de Deus tem a missão de ajudar a tirar as famílias do comodismo e resgatá-las para a Fé, Sacramentos, retorno às missas…para uma Igreja missionária”, e citou o Papa Francisco, que diz: “devemos ser missionários da esperança, pois ninguém se salva sozinho (…) devemos trocar o sofá por um par de sapatos e ir ao encontro do próximo. A Igreja precisa de nós, precisamos de uma Igreja missionária.”

A cada ano, um presente para a Mãe de Deus!

Seguindo o exemplo de João Luiz Pozzobon onde, a cada ano, a coroa da Imagem original recebia uma “pedrinha” ofertada em gratidão pelas graças alcançadas, a Imagem Auxiliar também será coroada a cada ano por uma paróquia, decanato ou cidade; com uma nova pedra, como sinal das contribuições ao Capital de Graças e gratidão pelo seu atuar em nossas comunidades.

“Foi emocionante, porque passando pela pandemia, não podendo participar de uma Missa, receber um convite para vir aqui e coroar a Mãe de Deus! Ela é a protetora”, diz Izanete Brassaroto Cortez.

Para Joana Teixeira, o retiro foi “um reavivar a chama que temos dentro da gente, o Espírito Santo e está coroação então, coroar a Mãe de Deus na nossa vida, nas famílias, na paróquia. Ofereci esta coroação para todos da minha comunidade”.

Jair da Rosa exclamou: “Maravilhosa celebração da coroação da Mãe de Deus, do resgate das famílias, tendo em vista o ano tão difícil que tivemos de paralização por questões sanitárias. Fiquei enriquecido espiritualmente e desejo que todos também sintam a maravilha que estou sentindo e que cada um faça sua parte para o verdadeiro resgate das famílias em cada comunidade.”

“Coroar a Mãe de Deus hoje significou a vitória da Mãe sobre o mal, o recomeçar, a vitória das famílias que estão largadas, tão aflitas, tantas dificuldades. É a esperança que vamos resgatar as nossas famílias, começando pela nossa própria família, a vitória do bem sobre o mal”, finaliza Aparecida Piedade Rosa.

 

Veja mais fotos: