Encontro online de coordenadores e missionários de Goiânia/GO
Juliana Dorigo– Os coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, representantes da Arquidiocese de Goiânia/GO, participaram do encontro de formação online, em 25 de abril. O encontro foi oferecido pelo Secretariado da Campanha de Atibaia/SP, e falou sobre as metas e desafios para este ano.
A formação foi apresentada pela coordenadora do Secretariado, Ir. Ana Maria dos Santos Lima, que em sua primeira reflexão falou sobre o Ano João Pozzobon: desafios frutos e missão, onde missionários e coordenadores partilharam diversas iniciativas que ajudaram a vivenciar o Ano João Pozzobon em tempos de pandemia.
A Ir. Ana Maria explica: “A Campanha é em primeiro lugar levada pelos missionários, você missionário, é o protagonista desta Campanha e neste encontro queremos renovar o nosso ‘sim’ pelo chamado. Por isso, continuamos tendo João Pozzobon como nosso modelo. Viver a continuação do Ano João Pozzobon é uma forma prática e concreta de continuar levando a imagem da Mãe Peregrina as famílias”.
Interação pelo chat
Os participantes também puderam interagir ao vivo pelo chat. Eva Barroso escreveu: “Nosso maior desafio foi a tecnologia, que para muitos ainda é ferramenta de difícil manuseio”, “Muito interessante os trabalhos que estão sendo desenvolvidos”. Comenta Maria Castro. “Todos os dias pelo WhatsApp, eu encaminho a visita virtual da Mãe Peregrina para cada família acolhedora” compartilhou Carmen Tereza.
Continuando o conteúdo de formação, Ir. Ana Maria conduziu a palestra “Minha família: terra maravilhosa”, onde falou sobre o material que está sendo trabalhado pela Campanha durante este ano. O material destaca a família como um campo no qual se esconde um tesouro: a vida!
“A pandemia pode ter dado visibilidade à crise da família, no entanto, também despertou no coração de cada cristão o anseio e a esperança de salvar e proteger o maior patrimônio histórico da humanidade: a família!”.
Testemunho de um homem de família
Ir. Ana Maria citou como exemplo concreto João Pozzobon. Ele vivenciou a sua família como sua primeira missão. A experiência familiar do Servo de Deus é fruto da sua formação recebida pelo contato com o Santuário e com os ensinamentos do Pe. José Kentenich. João Pozzobon percebeu que a Campanha é um grande instrumento para evangelizar a família. Na vida de Pozzobon nós encontramos testemunhos de um homem que viveu para a sua família, e junto com a sua esposa, proporcionou para os seus filhos e netos uma vida harmoniosa”.
Peregrinação online
Com a ajuda da tecnologia da comunicação, os participantes puderam peregrinar de forma online até o Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, para um momento de oração com a Ir. M. Nelly Mendes, Ir. Juliana Maria Nogueira e Pe. Francisco José Lemes Gonçalves, que conduziu a adoração com a bênção do Santíssimo Sacramento.
Com alegria e gratidão, os coordenadores e missionários levaram suas intenções diante da imagem de graças da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, renovando a consagração. A partir do Santuário, os participantes do encontro foram enviados para dar continuidade a missão nas realidades de suas comunidades, inspirados por todas as iniciativas para manter o ardor missionário, assim como nas palavras de Pozzobon: “Entendi a missão e por ela a minha entrega foi total”.