Sheila Formigoni e Sueli Vilarinho – A região Brasilândia está em festa com a comemoração de 21 anos da chegada da Imagem Auxiliar da Mãe Peregrina na região. Para celebrar este momento especial, aconteceu no dia 17 de agosto, no Santuário Sião Jaraguá (SP), o Encontro Regional Brasilândia da Campanha da Mãe Peregrina.

Estavam presentes o Assessor Regional da Campanha da Mãe Peregrina, Pe. Gustavo Hanna Crespo, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, a Coordenadora do Secretariado da Campanha, de Atibaia (SP), Ir. M. Márcia Silva do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, Matheus Henrique Pinto Andrade, Aspirante da Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos e Pe. Vandemir Meister, Superior dos Padres de Schoenstatt do Brasil, também Sheila e Alex Formigoni Coordenadores da Campanha da Região Brasilândia.

Fiéis à Origem

O encontro celebrativo teve como tema: “Fiéis à Origem, uma sinfonia de oração” e teve início com um delicioso café da manhã preparado pelas coordenadoras de paróquias.  Em seguida, as atividades foram iniciadas com a oração da manhã, conduzida pelo Pe. Gustavo Hanna Crespo, Reitor do Santuário e assessor local da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Pe. Gustavo, seguindo se inspirou no tema para fazer uma breve explanação sobre a Lectio Divina (A Leitura Orante da Bíblia). Logo após, fez a leitura de um trecho do evangelho de Lucas 11,1-4 pedindo, em seguida, para que os participantes fizessem uma reflexão.

Dando continuidade as atividades do dia, a Ir. M. Márcia falou sobre o material de formação que está sendo trabalhado pela Campanha da Mãe Peregrina (Fiéis à Origem, uma sinfonia de oração), falando sobre a preparação para o jubileu de 75 anos ensinando a cantar o lema: “Com a Mãe Peregrina, missionários da esperança.” Ela recordou que a origem da Campanha da Mãe Peregrina está no Santuário e, que a origem do Santuário se deu a partir da Aliança de Amor e foi a Aliança de Amor que impulsionou a caminhada do Servo de Deus João Luíz Pozzobon.

O Santuário é a fonte de graças

Ao longo de sua fala, Ir. M. Marcia destacou três pontos de contato: o Santuário, a Aliança de Amor e o Pe. José Kentenich. Ela chamou a atenção para o Santuário como fonte de origem, tão perto e acessível para todos, mas que nem sempre as pessoas buscam a oportunidade de aproveitar para renovar nas graças que jorram pela intercessão da Mãe Três Vezes Admirável. Ressaltando que a Campanha da Mãe Peregrina não pode ser simplesmente o ato de passar a imagem a diante para outra casa, mas que está vinculado às graças do Santuário, tornando-se um santuário peregrino que chega às casas das famílias.

Aos presentes ela citou o exemplo de filialidade de João Pozzobon e como coordenadores, missionários e famílias podem participar da Sinfonia de Oração, assim como pede o Papa Francisco para este ano da oração, incentivando a rezar o terço com as famílias e comunidades. Ir. M. Marcia recordou que todos são peregrinos da esperança e é importante destacar que a “esperança” é uma das três virtudes teológicas, assim como a fé e a caridade.

A oração e a Mãe Peregrina

Após o almoço, o seminarista Matheus Henrique Pinto Andrade, aspirante da Ordem dos Clérigos Regulares Teatino, fez uma motivação para assumir a missão com a Mãe Peregrina. “No Tabor fazer a experiência com Deus e com a Mãe do Céu. Ser missionários por uma causa maior, como Maria que partiu apressadamente para encontrar Isabel e a exemplo de João Pozzobon em sua missão”.

A oração foi o tema escolhido pelo Pe. Vandemir Meister para apresentar durante a formação. Em sua reflexão, ele voltou a leitura no antigo testamento com os símbolos usados e formas de oração e fez uma linha do tempo até os dias de hoje. A Imagem Peregrina leva as pessoas ao encontro com Nossa Senhora. Um trabalho de amor com as famílias.

Maria é mestra da oração

O encontro foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Pe. Gustavo. Em sua homilia, o Sacerdote falou sobre a importância de dedicar tempo para a oração e o diálogo com Deus.

“O diálogo com Deus necessita de tempo e hoje falta tempo. É tão grande a forma de Aliança e de Amor que Deus tem com o homem e as formas que ele foi se deixa a conhecer. E como é a nossa resposta? Falta de tempo. A Mãe de Deus é a mestra da oração, Maria nos ensinou a escutar e estar com Deus e não perguntar o porquê, mas como se dará o encontro. Ela também está no sofrimento, aos pés da Cruz, e mesmo assim se doa como Mãe para a humanidade, e nós somos os discípulos que a acolhe. Essa missão vale mais que ouro e prata, como se leu nos Provérbios, cada passo vale mais que qualquer recompensa que possamos ter. Nas visitas da Mãe Peregrina, cada casa se tornará um templo de oração com o encontro do Senhor.”

Ao final, a imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt foi coroada. O próximo encontro da região vai acontecer em agosto de 2025.

A coordenadora Sheila Formingoni compartilha sobre os desafios para a organização do encontro “Teve momentos marcantes de integração e celebração para as paróquias da região. Organizar um evento dessa magnitude envolveu uma colaboração intensa entre as diversas paróquias, coordenadores e assessores que se uniram para garantir a realização de um encontro harmonioso e significativo. (…) O trabalho em equipe foi fundamental para criar um ambiente acolhedor.”

Para Juliana Soares, missionária da Mãe Peregrina há 7 anos, o encontro foi uma experiência maravilhosa. “Gostei muito da apresentação da Ir. M. Marcia e as dinâmicas, isso trouxe ainda mais alegria e fé. O seminarista Matheus com a palestra Mariana foi sensacional, que energia, que sabedoria, eu amei. As meninas do coral que acompanharam todo o dia com muita animação, o Pe. Vandemir, deu uma aula para nós e por fim, a linda Missa com a coroação da nossa Mãe e Rainha, foi mágico nossas mãos a coroando. A Mãe renovou minha missão nesse dia. Gratidão”

“O encontro, como sempre, foi tudo de bom e necessário para nos fortalecer. Muitas vezes, quando o desânimo toma conta, nos ajuda a colocar em prática, ser mais presente junto às famílias e rezar o terço também com elas. No Santuário ajudo no que eu posso. Tudo pela Mãe e Rainha”, comenta Silvana Trindade.

Fotos: Alex Formigoni