Neste mês de janeiro, acompanhamos a expectativa de milhares de jovens que peregrinam ao Panamá para participar da Jornada Mundial da Juventude com o Papa Francisco. A Mãe e Rainha dos Jovens nos conclama a unir-nos na oração e no Capital de Graças em prol da JMJ.

Nosso “ir junto” na oração e no sacrifício é um presente para que Jesus e a Mãe de Deus realizem prodígios e graças no coração dos jovens. Eles são o nosso futuro, o futuro da Igreja e do mundo.

Em 1912, ao ser nomeado Diretor Espiritual do Seminário, o Pe. Kentenich fez um grande investimento nos jovens que com ele marcaram a história do mundo, da Igreja e da nossa vida pessoal em 18 de outubro de 1914.

“Sob a proteção de Maria” deram os passos para a fundação da Obra Internacional de Schoenstatt, para a Aliança de Amor, para a transformação da capelinha de São Miguel em Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

A exemplo do Pe. José Kentenich, os coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina também são chamados “sob a proteção de Maria” a investir na Campanha Infanto Juvenil e Jovem e a colocar sob sua proteção o cuidado e a educação de cada criança, adolescente e jovem que o bom Deus colocou sob nossa responsabilidade.

Neles a querida Mãe de Deus nos dá um grande presente e ao mesmo tempo uma grande incumbência, cada criança jovem e adolescente é um tesouro precioso que Deus nos confia e nós como Coordenadores temos a tarefa de velar, de proteger, de guardar e de fazer este tesouro crescer.

Por isso, perguntemo-nos:

  • Já vislumbrei o real brilho do tesouro que tenho em minhas mãos? 
  • Como estou cuidando e guardando este tesouro?
  • O que tenho realizado em prol da Campanha Infanto Juvenil em minha paróquia, cidade ou diocese?

Ao procurar resposta para estas perguntas tocamos num ponto fundamental: nos damos conta de que temos uma dívida enorme com nossas crianças e jovens e nós somos os responsáveis para que a Mãe de Deus continue a realizar sua promessa na Aliança de Amor:  “Atrairei a mim os corações juvenis.”

A certeza de que quem tem a juventude tem o futuro pode nos animar a dar passos concretos para que a Mãe de Deus atraia muitos corações juvenis e nos conceda uma juventude entregue a Deus, aberta aos valores cristãos, comprometida com uma sociedade mais pacífica e com um mundo mais humano.

E é este mundo mais humano e pacífico que vamos legar como herança às nossas crianças, o que fazemos pela juventude hoje é investimento também na Campanha Infanto Juvenil.

Ao mesmo tempo que o Secretariado está elaborando o material de estudos para as famílias, também está sendo pensado um material voltado para as crianças, adolescentes e jovens da Campanha Infanto Juvenil. Todos os anos acontece a Ginfanto que movimenta as paróquias e cidades onde a Infanto Juvenil está presente. Em breve faremos o lançamento deste material, adaptado à realidade e à linguagem de nossas crianças e jovens.

Fique atento! Se deseja implantar a Campanha Infanto Juvenil na sua paróquia, entre em contato conosco.

Imagem: Arquivo CMPS – Ginfanto/2018