O Brasil ganha um novo Padre de Schoenstatt

Davi Vilarinho / Karen Bueno – De maneira discreta, em espírito de humildade, o Diácono Rafael Tavares da Mota se coloca diante do altar, no último domingo, 24 de janeiro, para sua ordenação sacerdotal. A grande basílica de Nossa Senhora da Saúde, no centro de Poços de Caldas/MG, recebe poucos amigos, familiares e membros do Instituto dos Padres de Schoenstatt. O tempo de pandemia do coronavírus esteve presente na realidade da missa de ordenação, com protocolos, organização diferenciada e restrições, marcando uma forma diferente de celebrar. Mas isso não tirou o brilho de um momento tão especial, que marca o início de um novo tempo e de uma nova missão na vida do, agora, Padre Rafael.

O seminarista Maike Andrade acolheu e animou o público, unindo-os espiritualmente ao Diácono Rafael Mota em oração, enquanto todos esperavam para recebê-lo. A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Guaxupé/MG, Dom José Lanza Neto, que comenta: “Toda nossa família diocesana, assim como a Família de Schoenstatt, se alegra com essa ordenação”.

Seja feliz, seja um padre dedicado

Nesta data, a Igreja celebra o Domingo da Palavra de Deus e este se torna um tema presente na reflexão do bispo, que também acentua: “É neste tempo que precisamos dar testemunho. Não temos que esperar passar o período da pandemia. É neste tempo desafiador, de crise, que estamos comprometidos com a palavra. Precisamos ser criativos a partir da Palavra de Deus, inspirados por ela”.

Dom Lanza, no final da homilia, convida todos a contemplar: “Queremos olhar para o quadro da Mãe e Rainha. Isso nos conforta. Essa estampa é sempre subjetiva e retrata muito bem, para nós, a figura da nossa Mãe, aquela que nos gerou e nos trouxe para este mundo”.

Dirigindo-se ao futuro sacerdote, o bispo menciona: “Rafael, com certeza esperamos muito, de você, este amor e carinho para com Nossa Senhora. Um padre que se apega a Nossa Senhora terá um ministério fecundo. Que escolha bonita você fez, deixando sua família. Que você ame profundamente esta família, não a deixe por nada, porque foi ela que te alimentou, te sustentou e te deu o leite da fé

[…]. Que você seja, de fato, um padre exemplar. Estamos vivendo uma crise profunda e precisamos estar atentos para dar uma resposta. Seja feliz, seja um padre dedicado. Que nós possamos nos fortalecer a partir de sua bênção sacerdotal”.

“Que ele cresça e eu diminua”

Após a homilia e dos propósitos assumidos pelo futuro sacerdote, o bispo convida todos a rezarem a Deus Pai, pedindo que derrame suas graças sobre este servo eleito. Prostrado no chão, para o Rafael torna-se ainda mais presente o lema sacerdotal escolhido: “Que ele cresça e eu diminua”, frase de São João Batista retirada do evangelho de João (3, 29-30).

Com a imposição das mãos, então, o bispo e os sacerdotes presentes pedem a Deus pelo ordenando. Terminada a Prece de Ordenação, Pe. Rafael é revestido com a estola sacerdotal e a casula e, de joelhos, tem a palma das mãos ungida pelo bispo com o óleo do Crisma.

A mãe do neo-sacerdote, Sra. Sonia Mota, partilha: “Vivemos intensamente esse momento da ordenação do Rafael, com o coração jubiloso, cheio de emoção, de alegria e de esperança. Colocamos no altar, aos pés de Nossa Senhora e de Jesus, a entrega do meu filho a essa missão. Foi um momento divino e, ao mesmo tempo, de emoção. Chorei muito, mas de muita alegria, só alegria. E a gente acaba repartindo toda essa alegria com todos que estavam presentes ao nosso redor, na celebração. Também pensei nas pessoas que estavam assistindo de longe, pela internet. Nesse momento especial que a gente vive, queria tanto ter todos ao meu lado, poder abraçar cada um – o Rafael também queria ter abraçado a todos. Mas, Deus permitiu assim e é maravilhoso. Deus é bom e é bom tudo o que ele faz”.

(Foto: Marcos Bastos)

26.314 Ave-Marias

Quem pode acompanhar presencialmente a ordenação testemunhou, de maneira particular, a grandeza desse momento único. “Foi bem bonito e bem emocionante. Era um momento muito esperado por ele, pela família, por nós, de Poços de Caldas, pelos amigos. E a gente ficou muito feliz de poder participar de alguma forma, de ajudar. Foi uma pena que muitas pessoas, outros amigos dele, não puderam participar, mas o importante é que agora temos um novo sacerdote e é só alegria”, comenta Caroline Moraes de Freitas.

À distância, via transmissão online, centenas de amigos, familiares e membros do Movimento de Schoenstatt acompanhavam pelas redes sociais. No total, mais de 1200 comentários chegavam em tempo real. “As mães de Niterói/RJ (da Liga das Mães) estão em oração, pedindo ao Bom Deus bênçãos para o jovem Pe. Rafael. Que a MTA o guarde e proteja”, diz Maria Angelica Rigoto. De Curitiba/PR, Franciane Gomig comenta: “Que momento mais especial e emocionante. Parabéns ao agora Padre Rafael”.

No total, a Família de Schoenstatt presenteou 26.314 Ave-Marias ao neo-sacerdote, rezadas em sua intenção. Após a ordenação, a comunidade dos Padres de Schoenstatt iniciou seu retiro anual. A primeira missa do Pe. Rafael, aberta à participação do público, será no Santuário Sião do Jaraguá, em São Paulo/SP, no próximo domingo (dia 31 de janeiro), às 11 horas. Ao longo do mês de fevereiro haverá outras celebrações presididas por ele, em alguns Santuários Filiais do Brasil, com datas ainda não definidas. Com gratidão, o Movimento Apostólico de Schoenstatt do Brasil acolhe este novo Padre, rezando para que seu ministério seja ricos em frutos, por meio da Aliança de Amor com a MTA.

Mais fotos aqui

Ordenação Sacerdotal - Pe. Rafael Tavares da Mota - 24/01/2021

Fotos: Marcos Bastos / Daniel Bueno / Angelica Hashimoto

 

Fonte: Movimento Apostólico de Schoenstatt