Muitas vezes surge a pergunta: Qual o tempo de atuação do missionário da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt? Missionário é o nome dado ao casal ou a uma pessoa que assume a responsabilidade de levar a Imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt a um grupo de 30 famílias, cuidando com amor e dedicação deste pequeno rebanho que Deus e a Mãe e Rainha lhes confiaram.

O missionário, é um instrumento nas mãos de nossa querida Mãe e Rainha de Schoenstatt e escolhido pela Divina Providência para levar o anúncio de seu Reino aos lares de tantas famílias. Sabemos que não há um tempo mínimo, nem um tempo máximo para um Missionário atuar na Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Mas, existe condições que determinam o seu tempo de atuação: seu espírito apostólico e missionário, seu trabalho em conjunto com o Coordenador e o Secretariado. Sobretudo, é importante o seu interesse em buscar formação e a presença nas atividades da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt seja na paróquia, na diocese, na cidade ou nos Santuários.

No “Manual de Orientações Práticas” que cada missionários deve possuir, existem critérios para uma pessoa possa assumir este compromisso. Um deles é a consciência de que o Missionário é um instrumento a serviço da evangelização da Família, imbuído do espírito apostólico de Schoenstatt.

Mas, em muitos lugares a Campanha não passa pelo processo de renovação. Acontece por exemplo, que os missionários chegam à idade avançada que não lhes permite mais ser um evangelizador, indo ao encontro das famílias, empenhando-se pela formação e o acompanhamento espiritual das famílias.

É tarefa do coordenador cuidar que a Campanha da Mãe Peregrina não envelheça ou se torne apenas um apostolado que “passa” a Imagem da Mãe e Rainha de uma casa a outra. Temos muito a oferecer para Igreja e a sociedade por meio de Famílias comprometidas como seu batismo, ardorosas em sua fé. E conscientes do tesouro de graças que a Mãe e Rainha leva mensalmente em seus lares.

Que o exemplo do incansável apóstolo João Luiz Pozzobon, que empenhou todas as forças pela evangelização das famílias, nos estimule a assumirmos com novo ardor e dedicação a nossa missão. E como pequenos instrumentos da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, cresçamos no amor missionário, dedicando-nos para que Cristo reine vitorioso em muitos lares de nosso Brasil.