A partir do Santuário, a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em sua Imagem Peregrina chega ao nosso lar. Ela expressa o interesse e o cuidado de uma Mãe que se preocupa e quer ajudar nossa família com conselhos, como é próprio de uma mãe; Ela quer apresentar-nos propostas, indicando para nós um caminho novo para trilhar como família. Um caminho que conduz à felicidade, à fidelidade.
Para que em nossa família floresça uma primavera do amor a Deus e nós possamos vencer o inverno com seus desafios e dificuldades é que a Mãe Peregrina de Schoenstatt visita o nosso lar. Ela nos traz o conforto, a alegria, a fortaleza, um novo sentido para a vida, o aumento da fé. É esse o grande objetivo desta visita: a transformação de nossa Família.
O Papa Francisco resume muito bem a atuação da Mãe de Deus em nosso meio:
“O mundo está todo conectado, mas parece cada vez mais desunido. Precisamos de nos confiar à Mãe. Na Sagrada Escritura, Ela abraça muitas situações concretas e está presente onde há necessidade: vai encontrar a prima Isabel, socorre os esposos de Caná, encoraja os discípulos no Cenáculo… Maria é remédio para a solidão e a desagregação. É a Mãe da consolação, a Mãe que “con-sola”: está com quem se sente só. Ela sabe que, para consolar, não bastam as palavras; é necessária a presença. Lá Maria está presente como mãe. Consintamos-Lhe que abrace a nossa vida.”
Homilia 1 de janeiro 2019
Para isso, é necessário permanecer aberto para os ensinamentos de Maria; entrar e permanece na sua Escola, pois ela quer nos ajudar a fim de que nossa família se torne um Santuário da vida, “lugar e escola de comunhão, pequena Igreja doméstica, e primeiro local para a iniciação cristã das crianças” e por isso, é berço de esperança para uma nova sociedade. Tudo isto é possível; a única condição é abrir o coração, decidir-se e começar a realizar o que Ela nos orienta.
Valorizemos a visita da Mãe Peregrina em nosso lar! Sabemos o dia em que ela visita nossa casa? Contemplemos a sua vida. Deus foi o centro de seus interesses. Ela o amou e se entregou a Ele.
Reflitamos em suas palavras: “Eis aqui a Serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa palavra.” (Lc.1,38) Por isso, ela pode nos ajudar, a fim de que saibamos nos decidir para Deus, acolher sua vontade que se manifesta nos mandamentos e por uma sábia escolha dos bens materiais.